Brasileiro volta a trocar aparelhos e mercado reage

Leia em 2min 40s

São Paulo - O segundo trimestre de 2017 foi bastante positivo para o mercado brasileiro de celulares. Depois de chegar à marca de 12,3 milhões de aparelhos comercializados entre janeiro e março, os meses de abril, maio e junho registraram 12,8 milhões de dispositivos vendidos, impulsionados pela retomada do movimento de reposição.

 

Os números são de levantamento da consultoria especializada em tecnologia IDC Brasil e representam um avanço de 5,9% frente o volume obtido nos mesmos meses de 2016; já na comparação com o primeiro trimestre, a alta foi de 3,7%.

 

Do total de 12,8 milhões dispositivos comercializados no segundo trimestre de 2017, 700 mil foram do tipo feature phones(ou aparelhos mais simples, sem sistema operacional), representando uma queda de 44% na venda em relação ao mesmo período de 2016 e de 20% em relação ao primeiro trimestre de 2017.

 

Por outro lado, a venda de 12,1 milhões de smartphones entre abril e junho significou um crescimento de 11,7% na saída de chamados aparelhos inteligentes quando comparado ao segundo trimestre de 2016 e de 5,3% ao primeiro trimestre de 2017.

 

"O mercado de celulares voltou a apresentar números bem expressivos, principalmente porque o brasileiro está repondo aparelhos comprados há pelo menos três anos, já que esse tem sido o tempo médio de vida da bateria e da tela", observou o analista de pesquisa do mercado de celulares da IDC para América Latina, Leonardo Munin. Segundo ele, "a tendência é de que esse movimento continue assim nos próximos meses."

 

"Além de trocar de celular, o brasileiro está escolhendo um aparelho mais robusto. Por isso a queda tão acentuada no mercado de celulares convencionais", explica o analista da IDC. Segundo ele, tal movimento tem acirrado a competição entre as marcas e levado os fabricantes a baixarem os preços dos smartphones a níveis jamais vistos no Brasil, com até R$ 300 de desconto, por exemplo.

 

"Isso é ótimo para quem quer comprar, mas para a indústria, de maneira geral, é bem ruim, já que o mercado fica consolidado nas mãos de um número menor de fabricantes e com potencial de crescimento, em valor, reduzido", contrapontua o analista, observando que o tíquete médio dos aparelhos no segundo trimestre de 2017 teve queda de 2,1% em relação ao primeiro trimestre desde ano, passando de R$ 1.067 para R$ 1.044. "Houve crescimento em unidades, mas como o valor dos aparelhos caiu de um trimestre para o outro a receita ficou praticamente estável, na marca de R$ 13,3 bilhões. Isso é reflexo da política de preços adotada pelos fabricantes".

 

Segundo semestre

 

Para os próximos meses de 2017, a IDC prevê que o mercado chegue a 49 milhões de aparelhos vendidos, número que é 12,6% maior em relação a 2016, quando foram comercializados 43,5 milhões de celulares. "A grande aposta é na Black Friday, com aumento nas vendas de dispositivos intermediários e premium", finaliza Munin.

 

Fonte: DCI São Paulo

 

 


Veja também

Deflação impacta receita nominal do e-commerce e reduz projeção do ano

São Paulo - O faturamento nominal do comércio eletrônico cresceu 7,5% no primeiro semestre deste ano...

Veja mais
Black Friday se consolida no ambiente digital e deve render R$ 2,2 bi este ano

São Paulo - A despeito da crise, a Black Friday, realizada tradicionalmente na última sexta-feira de novem...

Veja mais
Vendas do varejo eletrônico devem crescer 10% em 2017, aponta Ebit

O mercado de varejo eletrônico no Brasil deve crescer cerca de 10 por cento em 2017, com perspectiva de bom desemp...

Veja mais
Buscadores geram metade do tráfego no comércio virtual

São Paulo - As ferramentas de busca, como o Google e o Bing, são responsáveis por gerar 49% de todo...

Veja mais
Venda de celular usado vira negócio milionário

São Paulo - Após registrar faturamento próximo a R$ 60 milhões em 2016, a plataforma de celu...

Veja mais
Venda on-line sobe 10% no Dia dos Pais

-As vendas do Dia dos Pais, celebrado no último domingo, movimentaram R$ 1,94 bilhão no comércio el...

Veja mais
22% dos internautas têm o hábito de comprar em sites e aplicativos de descontos

Com o aumento no número de usuários de smartphones, é comum encontrar quem acessa sites ou aplicati...

Veja mais
Sebrae-SP promove evento para aproximar tecnologia dos empreendedores

MPETech Day será realizado no próximo dia 29 em todo o Estado, com programação de palestras ...

Veja mais
Totvs vai investir R$ 8 milhões na inovação de supermercados

A gigante brasileira de software Totvs anunciou a abertura de um nova diretoria dedicada exclusivamente para o setor sup...

Veja mais