São Paulo - A cada R$100 em compras feitas no e-commerce de pequenas e médias empresas (PMEs), R$3,84 foram tentativas de fraude, de acordo com levantamento realizado pela empresa de soluções antifraude ClearSale.
A proporção é maior que a média de 3,42% verificada pelo mercado como um todo ao longo de 2017. Por conta disso, especialistas cobram atenção redobrada.
“É fundamental estabelecer um vínculo de confiança com consumidores. Cada venda perdida em decorrência de fraudes pode gerar prejuízos irreparáveis para as pequenas e médias empresas de comércio online, desde financeiros até perda da confiança de clientes, que podem nunca mais voltar”, argumentou o gerente de inteligência estatística da ClearSale, Omar Jarouche.
“Para evitar que isso ocorra, é necessário que investimentos em soluções antifraude estejam no planejamento das PMEs”, completou.
De acordo com a ClearSale, “são as pequenas e médias empresas que majoritariamente representam o e-commerce do País”. Segundo a empresa, só no primeiro trimestre do ano, o faturamento das PMEs avançou para R$13,95 bilhões, em aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2017.
Até o momento, os e-commerces deste porte realizaram mais de 45 milhões de pedidos entregues, conforme a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Para a ClearSale, uma das opções que podem auxiliar o lojista e o consumidor na prevenção a fraudes são aplicativos como o Compre&Confie; o movimento foi idealizado pela ClearSale como forma de diminuir golpes.
“O uso de aplicativos pode ser um grande aliado na melhoria da experiência de compra dos consumidores. Gerar confiança para a sua loja é muito importante, pois contribui para a fidelização e para o crescimento do negócio. Alternativas que se aliam a sistemas de proteção antifraude são um bom caminho para lojistas que buscam maiores retornos financeiros” finaliza Jarouche.
Fonte: DCI