Pesquisa Sazonal

Redes de Negócios

2023

Redes expandiram 73% em cinco anos

Ranking, elaborado pelo departamento de Pesquisa da ABRAS, detalha o desempenho, a expansão e as características desse modelo que cresce e sefortalece, bem como a importância do associativismo

A força das redes e associações de negócios mostrou que, nos últimos cinco anos, ela tem se expandido e se fortalecido. Apresentando contínuo progresso, a frente de redes/ centrais de negócios, é um segmento monitorado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há mais de duas décadas. De acordo com a 23ª Pesquisa Ranking de Redes e Centrais de Negócios, elaborado pela associação, o faturamento bruto desse mercado deu um grande salto.

Em 2022, o faturamento registrado foi de R$ 79,7 bilhões ante montante de 70,4 bilhões verificado em 2021, ou seja, um aumento de 13,2%. Para exemplificar o quanto esse mercado tem evoluído, somente nestes últimos cinco anos, o segmento cresceu 73% em seu faturamento.

Já, para 2023, os empresários ligados às redes e associações de negócios, de forma preponderante, manifestaram um otimismo moderado em relação ao desempenho. A expectativa para o resultado do faturamento das redes ficou em torno de 5% a 10%, isto é, um crescimento moderado.

A pesquisa da ABRAS também avalia outros indicadores desse segmento que, em linha com a receita, seguem evoluindo. A quantidade de estabelecimentos operados pelas empresas associadas às redes de negócios subiu para 4.840, o que corresponde a uma variação de 0,6% no comparativo de 2022 versus 2021.

Consequentemente, o número de checkouts também cresceu, passando de 27.424 em 2021 para 27.663 em 2022, uma variação de 0,9%. Outro indicador que demonstra a evolução desse mercado é o total da área de vendas, que variou 1,8%, passando de 3,42 milhões de metros quadrados para 3,48 milhões de m².

“O Ranking das Redes e Centrais de Negócios ABRAS – SuperHiper tem como objetivo apurar a força deste segmento no mercado brasileiro, detalhando o desempenho, a expansão e as características da gestão desse modelo de negócio”, avalia o vice-presidente Institucional e Administrativo, Marcio Milan. As informações desta pesquisa são referentes ao ano-base de 2022. Elas possibilitam análises em relação à gestão, ao processo de compras, aos meios de pagamento, aos recursos humanos e à padronização, entre outros dados relevantes.

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