Por Roberto Nunes Filho
Para celebrar mais um ano de resultados positivos do autosserviço brasileiro, a Abras reuniu cerca de 700 profissionais do setor supermercadista e da indústria para prestigiarem o tradicional jantar de apresentação do Ranking Abras/SuperHiper, realizado no dia 24 de abril, em São Paulo. Com quase 84 mil lojas em operação, o setor faturou no ano passado R$ 272,2 bilhões, um crescimento de 5,5%. Com esse desempenho, o varejo supermercadista passou a responder por 5,6% do PIB.
O estudo, que neste ano chegou à sua 37ª edição, é fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Supermercados e a Nielsen, que neste ano analisou os dados fornecidos por 1.068 empresas declarantes. O levantamento em questão é um importante aliado para o setor, uma vez que permite às empresas visualizarem o comportamento do mercado, práticas adotadas e tendências.
Durante o evento, foram homenageadas as 20 maiores redes supermercadistas do País.
Além disso, os convidados também puderam conferir a entrega dos Prêmios Eficiência e Produtividade, que contemplam as empresas com os melhores desempenhos em diversos quesitos (veja a seguir), e o Prêmio Eficiência SuperHiper, que mensura a qualidade e o retorno dos anúncios publicitários junto aos supermercadistas.
Em seu discurso de boas-vindas, o presidente da Abras, Fernando Yamada, parabenizou as 20 primeiras colocadas e exaltou o expressivo número de empresas respondentes, atuantes em 26 estados. “Isso prova a credibilidade e a excelência deste estudo, que é publicado anualmente por SuperHiper com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do setor. Trata-se de uma verdadeira prestação de serviço”, observou Yamada.
O presidente também cumprimentou as autoridades presentes, destacou as conquistas da entidade no que se refere ao Plano Abras Maior e agradeceu todo o apoio político que o setor vem recebendo nos últimos anos por parte do governo federal.
Na sequência, os presentes também puderam conferir o pronunciamento do deputado federal Sandro Mabel, que representou o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Ele cumprimentou a Abras pela realização do Ranking e por todo o trabalho desenvolvido que tornou o setor supermercadista um parceiro do governo.
Durante o jantar, o secretário de Comércio e Serviço do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Humberto Ribeiro da Silva, também destacou a importante parceria da Abras junto ao ministério e as ações desenvolvidas em linha com o Plano Brasil Maior.
O presidente em exercício do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Oscar Acselrad, também falou aos presentes. Na ocasião, ele apresentou o Sistema Servir, programa desenvolvido em parceria com o MDIC que compreendeu a criação de um aplicativo que permitirá ao consumidor avaliar a qualidade do serviço prestado por estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços em todo o País (veja mais na seção Abras DF). Inicialmente, um projeto-piloto está sendo realizado com o setor supermercadista.
A principal marca desta iniciativa é que avaliações negativas não serão divulgadas publicamente, ficando estas apenas em posse dos empresários para que eles possam utilizá-las em prol de melhorias futuras. Já as empresas mais bem avaliadas dentro dos critérios estabelecidos serão divulgadas periodicamente pelo Inmetro. Inclusive, durante o jantar, foi realizada a formalização do projeto por meio da assinatura de um acordo de cooperação técnica entre o MDIC e o Inmetro.
Ao final das explanações, o diretor de Atendimento da Nielsen, Olegário Araújo, apresentou as principais conclusões do Ranking Abras/SuperHiper.
Conforme pontuou, 2013 foi um ano bem desafiador para o consumidor no que diz respeito à inflação e ao endividamento das famílias, principalmente da classe C, considerada a grande propulsora do consumo e que apresenta uma média de gastos maior do que a renda. “Mesmo com este cenário, o setor cresceu mais uma vez, atingindo o maior pico de crescimento da série histórica, e avançou em diversos indicadores de eficiência”, analisou Araújo.
De acordo com o diretor da Nielsen, como o abastecimento do lar tem um peso maior no orçamento das classes média (31%) e baixa (40%), o consumidor tende a fazer escolhas neste ano para manter as conquistas obtidas em sua cesta de compras, como diversificar canais, escolher marcas mais baratas, procurar melhores opções de desembolso e até mesmo reduzir as idas ao PDV e o volume de compras.
Durante o jantar de apresentação do Ranking Abras/SuperHiper, também estiveram presentes os deputados federais Guilherme Campos e Walter Ihoshi e os presidentes das associações estaduais de supermercados.