No dia 6 de maio, a Abras reuniu cerca de 600 profissionais do setor supermercadista e da indústria, além de autoridades políticas, para prestigiarem o tradicional jantar de apresentação do Ranking Abras/ SuperHiper, que também é dedicado a homenagear as 20 primeiras empresas colocadas (veja a seguir). O evento foi realizado na capital paulista.
O estudo, que neste ano chegou à sua 41a edição, é fruto de uma longeva parceria entre a Associação Brasileira de Supermercados e a Nielsen, que neste analisou os dados fornecidos por 962 empresas declarantes. O levantamento, em questão, é um importante panorama para o setor, uma vez que permite às empresas visualizarem o real desempenho e comportamento do mercado, as práticas adotadas pelas empresas e as tendências que estão em curso.
Em seu discurso de boas-vindas, o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, parabenizou as empresas ranqueadas e exaltou a relevância que este estudo exerce para o setor, uma vez que ele mune o empresário supermercadista com diversas informações estratégicas para o seu negócio. “Este trabalho é feito com muita responsabilidade para que possamos ter um retrato fiel do setor em que atuamos”, declarou.
Sanzovo também aproveitou a oportunidade para defender a importância de o setor investir no conhecimento e no relacionamento com os consumidores, especialmente no atual cenário de grandes mudanças sociais e tecnológicas. “Todos os dias passam pelos supermercados brasileiros cerca de 28 milhões de pessoas. Descobrir como atraí-las e fidelizá-las não é fácil.
Os consumidores estão cada vez mais multicanais e estratégias antigas de vendas não têm mais o mesmo efeito. É necessário, portanto, oferecer soluções aos clientes que facilitem o seu dia a dia, e não apenas opções de compra.” Para isso, ele destacou que é preciso entender as novas necessidades e modificações que têm surgido na vida dos brasileiros.
“Com o auxílio da tecnologia, precisamos repensar nossa forma de atuação e nos reinventar, para oferecermos comodidade aliada à experiência aos nossos clientes. A união do varejo físico com o on-line é um dos nossos grandes desafios. Precisaremos nos atualizar e nos preparar para permanecermos competitivos no mercado.”
Na ocasião, o presidente da Abras lembrou também das recentes conquistas em prol do setor, fruto da atuação conjunta com a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), como o reconhecimento da atividade supermercadista como essencial para a economia e de outras vitórias, como a reforma trabalhista, por exemplo.
Aproveitou, ainda, para reforçar os atuais pleitos que estão sendo defendidos, que incluem a permissão para que os supermercados voltem a comercializar medicamentos isentos de prescrição médica, redução do spread bancário, aprovação do cadastro positivo e a convergência da reforma fiscal e tributária.
As recentes medidas que beneficiarão o comércio brasileiro, como um todo, também foram lembradas pelo presidente da Unecs, Paulo Solmucci, e pelo deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG), que também discursaram durante o jantar de apresentação do Ranking Abras/SuperHiper.
Além disso, os convidados puderam conferir, ainda, a apresentação realizada pela diretora de Varejo da Nielsen, Daniela Toledo, que reforçou a lista das 20 maiores empresas do setor e destacou os principais dados e conclusões do estudo (veja conteúdo completo na edição de abril, de SuperHiper). Com 84,3 mil lojas em operação, o setor faturou, no ano passado, R$ 353,2 bilhões, o que lhe conferiu uma participação de 5,4% do PIB brasileiro. Além disso, fechou o período com um total de 1,822 milhão de profissionais empregados.