Grupo resiste às pressões para vender água Evian

Leia em 2min 20s

A Danone, dona das marcas de água Evian e Volvic, pretende manter suas operações no setor em países desenvolvidos, contrariando as pressões dos investidores. A empresa argumenta que sua receita na área recuperara-se lentamente depois da reação ambiental negativa contra o produto e que provocou um forte declínio nas vendas nos mercados desenvolvidos em 2008 e início de 2009. Essa queda levou alguns analistas a defender que a Danone vendesse as operações no setor - o segmento representa cerca de 18% de sua receita total - e se concentrasse em iogurtes e alimentos para bebês.

 

Acredita-se, contudo, que o executivo-chefe da Danone, Franck Riboud, mantenha-se comprometido com as marcas de água engarrafada nos países desenvolvidos porque o setor encaixa-se na estratégia do grupo francês de ter produtos benéficos à saúde.

 

As águas também desempenham um papel importante na estratégia da Danone de mudar o foco da empresa, do crescimento da receita para o crescimento dos volumes, caminho que outras empresas de bens de consumo, como a Unilever, também estão seguindo para reagir à maior dificuldade de repassar aumentos de preços aos varejistas.

 

A Danone, que juntamente com outras grandes produtoras de água em garrafas como a Nestlé (dona das marcas Vittel, Perrier e Poland Spring) e a PepsiCo (dona da Aquafina), foram atingidas duramente pela reação ambiental contra as águas engarrafadas em 2009 nos Estados Unidos e Europa. Os consumidores trocaram esses nomes por marcas próprias de água, refrigerantes ou, simplesmente, pela água da torneira.

 

As companhias reagiram às preocupações dos consumidores e passaram a usar mais plástico reciclado em suas garrafas - a Nestlé testa uma embalagem nos Estados Unidos chamada Re-Source, feita em 25% com plástico reciclado -, o que levou a uma recuperação das vendas em alguns países.

 

Depois de anunciar declínios nas vendas trimestrais de água no fim de 2008 e primeiro semestre de 2009, o resultado do terceiro trimestre da Danone mostrou aumento da receita no setor de 4,6%, sendo que a venda em volume subiu 9,8%. Para o quarto trimestre, a expectativa é de uma expansão em torno a 3% na receita básica com a água em garrafas. Embora países como Argentina e México tenham sido os principais motores do crescimento, os volumes vendidos pela Danone mostraram sinais de recuperação estrutural em nações da Europa, como França, Alemanha e Reino Unido.

 

Nos EUA, porém, onde a Evian concorre com a Fiji, os resultados da marca, tanto em volume como em receita, continuam em franco declínio, segundo a Beverage Digest. As vendas da Evian, em volumes caíram 29%, enquanto a Fiji teve queda de 10,5% e o segmento como um todo recuou 3%.
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Heineken compra Femsa para crescer na América Latina

Cervejaria holandesa afasta-se da Europa e a mexicana fica com fatia de 20% no negócio mundial  O acordo de...

Veja mais
Ambev deve perder espaço

A compra da Femsa pela Heineken deve afetar a operação da maior indústria privada de bens de consum...

Veja mais
Surto faz venda de água mineral dobrar

As principais distribuidoras de água mineral do Guarujá, na Baixada Santista, estão trabalhando dob...

Veja mais
Disputa entre marcas globais de cerveja fica mais acirrada

O tabuleiro global do mercado disputado pelas megacervejarias ganha outros contornos com a chegada da operaç&atil...

Veja mais
Heineken compra a Femsa, dona da Kaiser, por US$ 7,6 bilhões

Cervejaria mexicana era disputada também pela SABMiller; negócio é mais um passo na consolida&ccedi...

Veja mais
Na cadeia do consumo, cresce o peso da água

AmBev e Coca-Cola investem para garantir o abastecimento futuro de seu principal insumo   A indústria de b...

Veja mais
Heineken pode comprar divisão de cerveja da Femsa por US$ 8 bi

A Heineken NV está próxima de um acordo para comprar a divisão de cerveja da Femsa por cerca de US$...

Veja mais
Brinde ao sol

Praia combina com espumante. É o que confimam os veranistas de Florianóplis. Os carrinhos personalisados d...

Veja mais
Fora da estrada, Randon entra na rota do vinho na Serra Gaúcha

Com histórico empreendedor, fundador do grupo de veículos e transporte de cargas passa o comando ao  ...

Veja mais