Nestlé investe em nova fábrica no Rio

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A Nestlé, gigante global em alimentos, construirá uma nova fábrica de bebidas no País. A planta da multinacional será na cidade de Nova Friburgo (RJ) e receberá investimentos da ordem de R$ 80 milhões. "Queremos construir a fábrica dentro de seis meses" afirmou o presidente da Nestlé no Brasil, Ivan Zurita.

 

De acordo com o presidente da multinacional, a companhia registrou, nos oito meses deste ano, crescimento de 12,8% no País. A expectativa é avançar para ganhar musculatura no segmento de bebidas. "Esse segmento representa cerca de 7% dos negócios da Nestlé no Brasil. Somados os lácteos, este percentual chega a 25% do nosso faturamento" conta. Zurita.

 

Nestlé e Tetra Pak já negociam a possibilidade de trabalharem juntas na nova unidade. Zurita justifica a escolha do Rio de Janeiro para a construção da fábrica como uma decisão estratégica. "O estado do Rio de Janeiro está entre os principais mercados de bebidas do Brasil", acrescenta.

 

Outro aporte anunciado para os próximos dias pela companhia, e que deverá alavancar o seu crescimento no segmento de bebidas no Brasil, é a segunda ampliação da fábrica da empresa em Feira de Santana (BA). A planta recebeu, nos últimos anos, aporte de R$ 50 milhões para triplicar sua capacidade de produção. Com a ampliação, a produção passou de 40 mil toneladas para 120 mil toneladas anuais. Novas linhas foram adicionadas à produção, quatro das quais são de bebidas. Especificamente, as lácteas - receberam duas novas linhas , bebidas achocolatadas e iogurte. A fábrica passou de 80 mil metros quadrados para 14 mil metros quadrados.

 

Outro recente investimento da Nestlé foi a inauguração de uma fábrica de lácteos na cidade de Carazinho (RS), há cerca de seis meses.

 

O investimento total naquela unidade foi de R$ 110 milhões e o tempo de construção da fábrica foi recorde: sete meses. A operação para penetração no segmento de leite premium foi iniciada em 2008, com a compra da Parmalat. A capacidade produtiva da unidade de Carazinho gira em torno de 150 milhões de litros de leite por ano, entre leite líquido premium, leite condensado, creme de leite e bebida láctea achocolatada. O local também abastece outras unidades lácteas da Nestlé.

 

A Nestlé possui no Brasil 30 unidades produtivas, 8 das quais são responsáveis pela produção de bebidas.

 

Investimentos

 

"O Brasil é o principal mercado da Nestlé, e supera o crescimento dos Estados Unidos" afirma o presidente da companhia.

 

De acordo com Zurita, a prioridade de investimentos do grupo no País está relacionada com o forte consumo da população. "Durante a crise global, os governos investiram nos bancos. No Brasil o investimento foi para estimular o consumo, o que fez toda a diferença para o nosso negócio" explica.

 

Para a Nestlé, cada segmento de atuação da empresa representa uma unidade de negócios isolada, uma verdadeira "companhia dentro da companhia". Zurita explica que a Nestlé compara, por exemplo, a sua unidade de biscoitos com a Kraft Foods. "Assim focamos em crescer mais agressivamente", afirma ele.

 

Zurita reafirma o compromisso da companhia de que, a cada 3% de crescimento, será construída uma nova unidade de produção. "Temos de ser agressivos pelo tamanho do nosso negócio", diz. Os investimentos projetados para 2011 giram em torno de R$ 500 milhões.

 

Entre os aportes da multinacional no País, está como prioridade a tecnologia para aumentar ainda mais a comunicação com a matriz, na Suíça, além das ações de marketing. "Vamos investir em marketing, este ano, o dobro do que investimos nos últimos anos."

 

"Um mês de vendas ruins põe a perder o ano todo do nosso trabalho", afirma Zurita. Para impulsionar o consumo e garantir a elevação das vendas, a Nestlé lançou este ano mais de 37 novos produtos, e prevê fechar o ano com receita de R$ 18 bilhões em caixa no Brasil, ante R$ 16,4 bilhões de faturamento no ano passado.

 

O nordeste desponta como um dos principais mercados da multinacional: as vendas na região contribuem com 33% do faturamento da empresa. Diante deste cenário, Zurita afirma que a Nestlé tem foco nos produtos voltados para as classes C, D e E. "Uma alternativa para baratear os preços dos produtos é criar embalagens diferenciadas, com quantidade reduzida. Assim todas as camadas da população têm acesso aos nossos produtos" conta.

 

O Grupo Nestlé possui operações em mais de 86 países, e as vendas da operação brasileira ocupam o segundo lugar em volume e o quarto em valor, tendo triplicado nos últimos cinco anos. "Nos últimos anos, crescemos acima do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Nossa meta para este ano é crescer acima dos dois dígitos" conta Zurita. Atualmente a rede de distribuição dos produtos Nestlé cobre mais de 1.600 municípios do País. A empresa emprega atualmente mais de 18 mil funcionários

 

Veículo: DCI


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