África e Ásia puxam vendas da SABMiller

Leia em 1min 20s

As vendas de cerveja do grupo anglo-africano SABMiller cresceram 1% em volume no semestre fiscal encerrado em 30 de setembro, conforme anunciou a companhia em seu relatório divulgado ontem.

 

A segunda maior cervejaria do mundo em volume - atrás apenas da Anheuser-Busch Inbev - foi beneficiada pela alta nas vendas na África e na Ásia, que praticamente anularam o mau desempenho na Europa e nos Estados Unidos. Na Europa, onde a holandesa Heineken domina o mercado, houve queda de 5% em volume. Já nos Estados Unidos e Canadá, onde a SABMiller opera por meio da Milller Coors, o declínio foi de 3%.

 

Na África, onde a empresa é líder, as vendas cresceram 11%. Na Ásia, o crescimento foi de 10%.

 

A empresa, que vem procurando aquisições em países em desenvolvimento para fazer frente à queda de consumo na Europa, também não teve bom resultado na América Latina.

 

Na Colômbia, por exemplo, onde a SABMiller tem 98% do mercado, as vendas continuam sendo deprimidas, segundo a empresa, por conta de um aumento no preço da bebida feito em fevereiro. Naquele mês, o governo local mudou a taxação de tributos da bebida, provocando a alta. Esse fator, combinado com cinco dias de lei seca no país por conta das eleições presidenciais em junho, provocaram queda de 7% nos volumes.

 

No Peru, entretanto, houve aumento dos volumes. No país onde a SABMiller, por meio da Backus & Johnston, tem 89% das vendas a cervejaria cresceu 11%. No Equador a alta foi de 4%.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

De SC sai o primeiro "vinho de gelo" do país

"Ninguém imaginava que aqui no Brasil, um país tropical, seria possível elaborar um produto como es...

Veja mais
Exportação de suco de laranja deve crescer 25%

A valorização do suco de laranja nos últimos dois anos no mercado internacional deverá resul...

Veja mais
Alta carga de tributos mantém preços

Na avaliação do cervejeiro e sócio-proprietário da Cervejaria Falke Bier, localizada em Ribe...

Veja mais
Vendas da Diageo aumentam 5%

Fabricante de destilados reforça gastos com marketing e foco nos países emergentes   A Diageo, maio...

Veja mais
Vinícola Pericó lança o primeiro e único icewine do Brasil

“Prepararemos o vinhedo para tornar realidade essa ideia.” Wandér Weege, fundador da Vinícola ...

Veja mais
Ambev espera melhor verão de todos os tempos

O próximo verão, que começa em dezembro, deverá ser o melhor da história em vendas de...

Veja mais
Referência em vinhos californianos no Brasil

A Wine Experience é a única empresa da América Latina que trabalha com os rótulos de Joseph ...

Veja mais
AmBev lança cerveja que não "estufa"

Disponível nas versões de lata (350 ml), de latão (473 ml), de garrafa (600 ml) e de um litro, acab...

Veja mais
Com cerveja leve, a Ambev quer estimular consumo

Com intenção de estimular o consumo de cerveja no Brasil, a Ambev anunciou ontem, em São Paulo, uma...

Veja mais