Coca-Cola Brasil vende 13% mais no trimestre

Leia em 2min 10s

Pelo 26º trimestre consecutivo a Coca-Cola Brasil teve crescimento em suas vendas. Enquanto o volume vendido cresceu 5% globalmente no terceiro trimestre deste ano, a filial brasileira alcançou alta de 13% contra o mesmo período do ano passado. Mesmo com performance quase três vezes superior ao crescimento mundial, o resultado do país poderia ter sido ainda melhor, segundo Marco Simões, vice-presidente de comunicação e sustentabilidade da Coca-Cola Brasil.


 
"Poderíamos ter crescido mais, não fossem as dificuldades oriundas do crescimento", diz ele se referindo a entraves como a falta de latas e a alta do preço do açúcar. No Brasil, maior produtor mundial de açúcar, quase um terço do insumo destinado ao consumo industrial é comprado pelos fabricantes de refrigerantes. Só no mês de setembro, a commodity teve alta de 21,53% no mercado internacional.

 

Já com as latas o problema é mais grave. Por conta da redução no ritmo de produção da indústria de latas de alumínio no ano passado acarretado pela crise mundial, 2010 começou com um déficit de 1,5 bilhão de unidades, conforme cálculos da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas). Para não haver falta de produtos, as indústrias estão importando as embalagens. Espera-se que a oferta se normalize só no ano que vem, quando os investimentos em capacidade produtiva feitos pelas indústrias de lata devem começar a surtir efeito prático.

 

"A questão é que outros gargalos virão. Estamos trabalhando para resolver esses gargalos mas, devido ao crescimento de toda economia do país, é certo que outros gargalos que não conhecemos ainda vão surgir. Resolveremos um e outro vai aparecer", diz Simões.

 

Mesmo limitada por essas dificuldades, a Coca-Cola conseguiu aumentar sua participação no mercado nacional no trimestre terminado em 1º de outubro. Segundo fontes ligadas à indústria de refrigerantes, o mercado também cresceu, mas não no mesmo ritmo da Coca-Cola. A empresa, que tinha 55% do mercado de refrigerantes em junho, segundo a Nielsen, chegou a 58,3% em setembro. Simões atribui o crescimento a novos consumidores que antes não podiam comprar as bebidas produzidas pela companhia.

 

A companhia também tem investido forte no aumento da capacidade. Dos R$ 11 bilhões em investimentos previstos até 2014 para o Brasil, R$ 2 bilhões já foram aplicados este ano para aumentar a produção e a sustentabilade dos processos (economia de água, por exemplo). Mundialmente, a Coca-Cola Company teve lucro de US$ 2,05 bilhões, superando em 8% os ganhos de um ano antes. Nos Estados Unidos, as ações da multinacional fecharam a US$ 60,34 por papel, com alta de 0,57%.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Vendas da Coca-Cola

As comercializações em volume da Coca-Cola Brasil tiveram aumento de 13% no terceiro trimestre ante o mesm...

Veja mais
De SC sai o primeiro "vinho de gelo" do país

"Ninguém imaginava que aqui no Brasil, um país tropical, seria possível elaborar um produto como es...

Veja mais
África e Ásia puxam vendas da SABMiller

As vendas de cerveja do grupo anglo-africano SABMiller cresceram 1% em volume no semestre fiscal encerrado em 30 de sete...

Veja mais
Exportação de suco de laranja deve crescer 25%

A valorização do suco de laranja nos últimos dois anos no mercado internacional deverá resul...

Veja mais
Alta carga de tributos mantém preços

Na avaliação do cervejeiro e sócio-proprietário da Cervejaria Falke Bier, localizada em Ribe...

Veja mais
Vendas da Diageo aumentam 5%

Fabricante de destilados reforça gastos com marketing e foco nos países emergentes   A Diageo, maio...

Veja mais
Vinícola Pericó lança o primeiro e único icewine do Brasil

“Prepararemos o vinhedo para tornar realidade essa ideia.” Wandér Weege, fundador da Vinícola ...

Veja mais
Ambev espera melhor verão de todos os tempos

O próximo verão, que começa em dezembro, deverá ser o melhor da história em vendas de...

Veja mais
Referência em vinhos californianos no Brasil

A Wine Experience é a única empresa da América Latina que trabalha com os rótulos de Joseph ...

Veja mais