A reinvenção da Maguary

Leia em 2min 10s

Nas últimas décadas, a marca de sucos Maguary, fundada em 1953 pela família pernambucana Tavares Melo, passou pelas mãos da fabricante de cigarros Souza Cruz e das empresas de alimentos Nabisco e Kraft até retornar ao controle dos fundadores. Readquirida em maio do ano passado da Kraft, a Maguary passou neste ano por uma arrumação da casa, que incluiu a mudança e profissionalização da diretoria com a contratação de executivos de empresas como Louis Dreyfus, Parmalat, Cutrale, e a elaboração de um plano de reposicionamento da marca. "Como a produção de sucos não era a atividade principal das empresas que se revezaram no controle da Maguary, elas acabaram deixando de investir no lançamento de produtos e em publicidade", afirma Paulo Greco, gerente-geral de marketing da Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos (Ebba), a dona da Maguary. "Queremos aproveitar o apelo da marca, que ainda é lembrada por 91% dos consumidores."

 

Segundo Greco, a Maguary vai se concentrar em relacionar a marca da Maguary ao consumo de produtos saudáveis. Para isso, contratou a agência de publicidade paulista Z +, subsidiária do grupo francês Havas, para trabalhar no reposicionamento de marketing e propaganda.

 

Um dos movimentos nessa direção é o lançamento de uma linha de sucos enriquecidos com vitaminas, voltado ao público infantil, que será seguido por mais três novos produtos.

 

Mercado. Dona de um faturamento de cerca de R$ 260 milhões em 2009, a Maguary detém 27,5% de market share no nicho de sucos concentrados, que são vendidos em garrafas. Somada à fatia de sua empresa-irmã, a Dafruta, criada depois da venda da Maguary para a Souza Cruz, nos anos 1970, a participação da Ebba atinge 53,7% desse mercado. No entanto, a ênfase, diz Greco, será dada aos sucos prontos de caixinha, um filão que movimenta R$ 1,6 bilhão por ano no Brasil, ou quatro vezes mais do que os sucos concentradas. "A Maguary não estava nesse mercado até ser recomprada", diz ele. "Saímos de uma base zero para 4,8% de participação nos sucos prontos."

 

Depois de crescer 50% em vendas em 2009 e mais 30% em 2010, a capacidade de produção das quatro fábricas da Ebba, duas delas situadas em Acarati (CE) e duas em Araguari (MG), está perto de se esgotar. "Ou compraremos uma fábrica de sucos já existente ou teremos de ampliar as nossas unidades'', diz Greco. "Esse é o ponto mais importante para continuarmos nosso plano de crescimento a uma taxa de 30% ao ano."

 


Veículo: O Estado de S.Paulo

 


Veja também

De olho no Brasil, SABMiller compra cervejaria argentina

A anglo-africana SABMiller, segunda maior cervejaria do mundo, deu seu primeiro passo ontem para entrar no Brasil. A emp...

Veja mais
Vinhos: 'Caçula' do setor aposta em portfólio enxuto

Mais jovem das importadoras de comentadas até agora nesta série de artigos dedicados aos novos players do ...

Veja mais
Vodka Kadov ganha versão Ice

KADOV ICE chega para conquistar uma fatia do terceiro mercado de bebidas alcoólicas que mais cresce no paí...

Veja mais
Classes C e D substituem cachaça por vodca e uísque

Só aguardentes mais finas têm aumento de demanda no ano   No Brasil, os consumidores das classes C e...

Veja mais
Empresa aposta na construção de marcas no mercado brasileiro

Alexandre Fadel é o principal nome por trás da importadora Max Brands. Antes de fundar a empresa, em 2008,...

Veja mais
Cereser lança kit para presentear e brindar o Natal

A embalagem especial traz uma garrafa de Chuva de Prata acompanhada por um par de taças de champagne .   A...

Veja mais
Puratos terá fábrica de R$ 30 milhões no ES

O Château Mouton Rothschild é a famosa vinícola francesa onde se produz um dos mais prestigiados vin...

Veja mais
Águas da Danone atraem empresas japonesas

Algumas empresas japonesas estão de olho na divisão de água engarrafada da Groupe Danone SA, que de...

Veja mais
Fabricantes de bebidas seguem sem acordo de redução de taxa

Os fabricantes de bebidas nacionais estiveram reunidos ontem, em assembleia nacional em Brasília, para discutir d...

Veja mais