A Asahi Breweries retomou da Kirin a liderança nas vendas de cerveja no Japão, após a demanda no país ter recuado em 2010 pelo sexto ano consecutivo. A Asahi conquistou participação de 37,5% nas vendas no Japão, em volume na venda de cerveja comum, com baixo teor de malte e sem malte no ano passado. Ficou à frente dos 36,7% da Kirin, segundo informaram ontem as cervejarias em comunicados.
As vendas de todo o setor de cervejas caíram 2,8% no ano passado, para 449 milhões de caixas, menor patamar desde o início dos registros, em 1992. A participação da Kirin foi de 37,7% em 2009, quando a companhia havia superado a rival Asahi pela primeira vez em nove anos, graças à queda de 8,9% na comercialização da cerveja da rival batizada de "lager" - chamada no Brasil de cerveja pilsen.
Neste mês, a Asahi, a Suntory Holdings Ltd. e a Sapporo Holdings Ltd. previram que a demanda por cerveja no mercado japonês encolherá entre 2% e 3% neste ano, em parte por causa do envelhecimento e da diminuição da população.
Uma caixa de cerveja no Japão equivale a 12,66 litros. O país asiático é o sétimo maior mercado de cervejas do mundo, de acordo com a Kirin.
Veículo: Valor Econômico