A fabricante inglesa de bebidas alcoólicas Diageo está ampliando a sua presença no mercado brasileiro. Detentora das marcas Smirnoff (vodca) e Johnnie Walker (uísque), a multinacional traz para o Brasil a marca Ketel One, vodca holandesa do segmento premium. De acordo com diretor de Marketing para América Latina da Diageo, Walter Celli Júnior, a aposta está embasada no crescimento da categoria que, segundo ele, dobrou de tamanho no último ano.
O executivo diz que atualmente é o Brasil é o segundo maior mercado consumidor dos destilados da Diageo entre os países latinos- americanos, atrás apenas da Venezuela. A vodca Smirnoff é responsável por 30% do volume consumido no País, segundo dados da Nielsen.
De acordo com a empresa, 2010 foi o ano de maior investimento em produção e comunicação de marca dos últimos anos. O aporte destinado para a marca Smirnoff, por exemplo, superou em 35% os investimentos realizados em 2009. Segundo o executivo da Diageo, o aumento dos aportes em marketing para marcas de crescimento mais rápido, nos mercados emergentes, foi de 60% em 2010.
A multinacional prevê crescimento de 10% em suas vendas em 2011. Globalmente, a companhia registrou lucro líquido de US$ 1,92 bilhão em seu primeiro semestre fiscal, encerrado em dezembro, o resultado equivale ao crescimento de 18% sobre o mesmo período do ano anterior
Na América Latina, os negócios tiveram crescimento de dois dígitos no período, impulsionados principalmente pelas vendas de uísque no Brasil e México. Já a receita global atingiu US$ 8,57 bilhões em seu ano fiscal.
Veículo: DCI