AmBev e Heineken reduzem uso de água na produção de cerveja

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A cervejaria alemã Heineken e o grupo InBev, fusão da empresa belga Interbrew e da brasileira AmBev, investem na redução do uso de água no processo de fabricação de cervejas. Essas companhias cervejeiras, que gastam em média 6 litros de água para a produção de 1 litro de cerveja têm sólidas estratégias para diminuir o consumo de água durante o processo de fabricação da cerveja.

 

A gigante AmBev, líder no mercado nacional de cerveja, estipulou metas para suas fábricas no Brasil e exterior, com o objetivo de reduzir o consumo de água em 11% até o próximo ano. As iniciativas foram padronizadas pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA), existente há 18 anos na empresa.

 

Para cumprimento da meta estipulada para acontecer em 2012, a companhia investiu R$ 5,8 milhões em 2010, com programas de reaproveitamento de água e redução de consumo. Isso para alcançar o consumo de 3,5 litros de água para cada litro de cerveja produzido. Segundo a empresa, em 2004, a média era de 4,37 litros de água para um litro de cerveja. Já em 2009, a companhia afirma ter reduzido este número para 3,9 litros, gerando economia de 2,4 bilhões de litros de água.

 

A AmBev, empresa de capital aberto, possui operações em 14 países da América Latina e no Canadá, e conta com 40,6 mil funcionários. Em 2009, a companhia atingiu receita líquida de R$ 23,1 bilhões.

 

Heineken

 

A maior fábrica da alemã Heineken no País, localizada em Jacareí (SP), gasta em média 4,5 litros de água para a produção de um litro de cerveja. De acordo com o gerente da unidade paulista, Isidro Neto, há cinco anos, o consumo era de 6 litros. "Com novas tecnologias, temos metas de redução ainda maiores" diz ele. Desde 1996, a empresa é membro do comitê de bacia hidrográfica focada na escassez de água. O modelo adotado no Brasil se baseou na Alemanha, onde 100% das bacias hidrográficas estão organizadas em comitê e cuja legislação foi base para a Política Nacional de Recursos Hídricos. Segundo a Heineken, comparando-se com a referência internacional na utilização da água durante o processo de fabricação, o consumo médio da empresa em 2009, teve economia de mais de 112 milhões de litros de água.

 

A Heineken Brasil possui oito fábricas com produção de 19 milhões de hectolitros de cerveja ao ano.

 

Considerado como um dos principais mercados de cerveja do mundo, o Brasil tem recebido atenção especial na área de redução de consumo de água.

 

Veículo: DCI

 


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