A fabricante de bebidas alcoólicas inglesa Diageo prevê um crescimento orgânico de 10% nas vendas este ano e informou que planeja elevar investimentos, particularmente na América Latina. A companhia divulgou ontem os resultados do seu primeiro semestre fiscal (encerrado em 31 de dezembro), com um aumento de 18% no lucro líquido, para 1,19 bilhão de libras (US$ 1,92 bilhão)
"O momento é de construção em nosso negócio. Temos aumentado significativamente os gastos com marketing, em 10%, mas de uma forma muito concentrada - 35% do aumento foi para marcas estratégicas de destilados nos Estados Unidos (...) e mais de 60% para marcas de crescimento mais rápido nos mercados emergentes", disse o executivo-chefe da companhia, Paul Walsh.
Na América Latina, os negócios tiveram crescimento de dois dígitos no primeiro semestre fiscal, impulsionados principalmente pelas vendas de uísque no Brasil e no México. A Diageo é dona de marcas como Johnnie Walker, Smirnoff e Guinness.
Como um todo, as vendas internacionais avançaram 9% em volume no período. Na região Ásia-Pacífico a alta foi de 8% e na América do Norte, de 2%, ajudando a compensar o recuo de 2% no mercado europeu. A receita global atingiu 5,32 bilhões de libras (US$ 8,57 bilhões), superando em 2% o desempenho obtido um ano antes.
"Apesar do enfraquecimento econômico na maior parte da Europa, o nosso desempenho no primeiro semestre me dá maior confiança de que vamos melhorar o crescimento orgânico operacional em relação ao que entregamos em 2010", disse Walsh.
Veículo: Valor Econômico