Com investimentos das empresas e mudança de hábitos dos brasileiros, as vendas de espumantes nacionais subiram 12% em 2010.
As vinícolas gaúchas, que representam 90% do mercado, comercializaram 12,5 milhões de litros no ano passado -recorde histórico-, segundo o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho).
"O avanço é reflexo da melhora da qualidade e dos investimentos das vinícolas, tanto em tecnologia como na condução da videira", afirma Júlio Fante, do Ibravin.
A mudança do hábito do consumidor também impulsionou as vendas. "Antes, só se bebia espumante em festas e ocasiões especiais. Agora, é a qualquer hora, em eventos simples."
Os vinhos finos nacionais, entretanto, não tiveram o mesmo resultado. As vendas cresceram apenas 0,8%, para 18,2 milhões de litros.
O principal entrave foi a entrada maior dos importados. "O dólar baixo impulsiona as importações", diz.
Para este ano, o setor espera que o cenário do mercado interno deva melhorar.
"Com a obrigatoriedade do selo de controle fiscal, a entrada de bebida contrabandeada vai diminuir."
Veículo: Folha de S.Paulo