Consumo de espumante bate recorde, diz Instituto do Vinho

Leia em 1min 30s

O consumo de vinhos espumantes no Brasil bateu todos os recordes em 2010. Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), foram vendidos 12,5 milhões de litros ao longo do ano passado, um crescimento de 12% sobre os 11,1 milhões de litros de 2009.

 

O balanço considera apenas os volumes comercializados pelas empresas localizadas no Rio Grande do Sul, estado que responde por 90% da produção brasileira. Se incluídas as importações de 4,3 milhões de litros, o total sobe para 16,8 milhões de litros. O Rio Grande do Sul é o único estado considerado pelas estatísticas porque já tem o Cadastro Vinícola, montado em parceria do Ibravin com a Secretaria Estadual da Agricultura e com o Ministério da Agricultura.

 

Uma estimativa do instituto indica que as vendas de espumante em Santa Catarina e no Vale do São Francisco, no nordeste, aproximaram-se de dois milhões de litros em 2010. "Os espumantes brasileiros caíram no gosto do consumidor, que reconhece a qualidade do produto e a boa relação custo-benefício", disse o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Júlio Fante.

 

Vinícolas

 

Outro produto das vinícolas gaúchas que vem ganhando espaço no mercado nacional, em velocidade ainda mais rápida que a dos espumantes, é o suco de uva natural, sem adição de água ou açúcar. As vendas saltaram de 6 milhões de litros em 2005 para 18 milhões de litros em 2008, 25,5 milhões de litros em 2009 e 31,8 milhões de litros em 2010. O balanço do Ibravin também mostra queda de 3,3% na comercialização dos vinhos finos e de mesa, de 240 milhões de litros em 2009 para 232 milhões de litros em 2010. Outra tabela, elaborada pela União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), indica que a venda de vinhos finos chegou a 89,2 milhões de litros no ano passado.

 


Veículo: DCI


Veja também

Coca-Cola Brasil fatura R$ 17,7 bilhões em 2010

As vendas, em volume, da Coca-Cola Brasil subiram 11% em 2010, para 10,6 bilhões de litros comercializados. O fat...

Veja mais
Asahi prevê receita de US$ 30 bi em 2015

A Asahi Breweries, maior cervejaria japonesa em volume de produção informou ontem que planeja aumentar sua...

Veja mais
Ambev e Petrópolis travam nova disputa

A guerra das cervejas, travada há anos no meio publicitário, ganha força nos tribunais. A Ambev, l&...

Veja mais
China é o maior consumidor de bordeaux

Chineses compraram quase 20 milhões de vinhos bordaleses, no valor de US$ 118 milhões, em 2010, segundo o ...

Veja mais
Venda de espumante nacional cresce 12%

Com investimentos das empresas e mudança de hábitos dos brasileiros, as vendas de espumantes nacionais sub...

Veja mais
Cerveja uruguaia "some" de Montevidéu

Bebidas: No Brasil, Norteña e Patricia integram o mercado de marcas premium, que cresceu 20% em 2010   O b...

Veja mais
Look das Américas

A Crystal está se latinizando para frequentar o mercado nacional. Agora que a marca foi adquirida pela Coca-Cola ...

Veja mais
Ambev unifica razão social para vender cerveja

Uma mudança na razão social da Companhia de Bebidas das Américas, a Ambev, impediu as vendas de cer...

Veja mais
Venda de suco da Coca-Cola chega a US$ 1 bi

A Coca-Cola, maior fabricante de refrigerantes do mundo, produziu sua primeira "marca de 1 bilhão dólares"...

Veja mais