A Asahi Breweries, maior cervejaria japonesa em volume de produção informou ontem que planeja aumentar sua receita mundial entre 2 trilhões e 2,5 trilhões de ienes (US$ 24 bilhões e US$ 30 bilhões) em 2015. No ano passado, a receita foi de 1,49 trilhão de ienes (US$ 18,1 bilhões). Para este ano, a companhia prevê aumento de 12% no lucro operacional, para 107 bilhões (US$ 1,3 bilhão). Em 2010, a Asahi recuperou a liderança nas vendas de cerveja no Japão, com 37,5% das vendas, passando a rival Kirin.
A companhia reforçou que planeja gastar 400 bilhões de ienes (US$ 4,87 bilhões) em aquisições até 2012, num esforço para estimular as vendas no exterior. "Fusões e aquisições serão uma das medidas" para aumentar as vendas, disse Naoki Izumiya ontem, em Tóquio. A fabricante da cerveja Asahi Super Dry está crescendo no exterior, ao mesmo tempo em que as vendas de cerveja no Japão no ano passado caíram para o menor nível desde que as estatísticas começaram a ser compiladas, em 1992. A Asahi anunciou hoje que prevê que seu lucro crescerá 7,4% este ano, para 57 bilhões de ienes (US$ 694 mil), devido a aumento nas vendas em mercados externos, entre eles a China.
Izumiya será presidente de uma holding a ser criada em julho e transferirá o papel de supervisão da operação doméstica para o diretor Akiyoshi Koji. "Isso me dará mais tempo para encontrar parceiros e pensar a estratégia de negócios do grupo", disse Izumiya.
A Asahi está interessada em comprar fabricantes de bebidas alcoólicas e de refrigerantes na Ásia e na Oceania, para ajudar a aumentar para 20% a participação das vendas no exterior no faturamento global até 2015. No ano passado, essa fatia foi de 6,8%.
Veículo: Valor Econômico