A safra de vinhos 2011 do Rio Grande do Sul será a melhor dos últimos anos, em qualidade, semelhante ou superior a de 2005, que até agora vinha sendo a de maior qualidade. A informação é de quem entende do assunto, o enólogo francês Michel Rolland, um dos mais influentes do mundo, segundo o jornal The New York Times, que destacou o fato de ele prestar consultoria a mais de 100 vinícolas em 12 países.
Rolland divulgou sua conclusão durante encontro promovido pelo Miolo Wine Group, em São Paulo, quinta-feira, para apresentar seus novos vinhos e, principalmente, dar uma prova do Tannat Velhas Vinhas, que ainda está em barricas, produzido com uvas de videiras de mais de 35 anos plantadas em Livramento pela National Distillers-Almadén. Este vinho chegará ao mercado em 2012-2013. Adriano Miolo, enólogo-chefe do grupo, corroborou a informação de Rolland, acrescentando que "a safra 2011 é fantástica".
Com exceção de Raul Randon, que precisou fazer uma cirurgia ocular, e de Galvão Bueno, representado por Ivan Magalhães, todos os sócios e parceiros do Miolo Wine Group estavam no encontro: Darci Miolo, Adriano Miolo e João Benedetti, da Lovara. Todos brindaram o bom momento que vive o vinho brasileiro, tanto no mercado interno, quanto na exportação, disse Adriano Miolo.
Veículo: Jornal do Comércio - RS