A AmBev e o Grupo Pão de Açúcar anunciaram ontem parceria em programas voltados a supermercados e bares para evitar a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.
As iniciativas preveem a solicitação de um documento de identidade a todas as pessoas que aparentarem ter menos de 25 anos de idade no momento da compra.
Desenvolvido pelo Pão de Açúcar, um sistema operacional que bloqueia a venda de bebidas alcoólicas após leitura do código de barras, a menos que seja inserida a data de nascimento do cliente, passou ontem a funcionar em 395 lojas da varejista nos Estados de São Paulo e Paraná. Até o final de outubro, o sistema estará disponível em todo o país.
No caso dos bares, a parceria prevê treinamento e distribuição de kits a donos de estabelecimentos e garçons. No primeiro momento, 3,5 mil bares serão incluídos no programa, dos cerca de 1 milhão existentes no país.
Pesquisa feita pelo portal Educacional, em 2009, revelava que, aos 15 anos de idade, 75% dos jovens brasileiros já haviam bebido álcool ao menos uma vez.
Veículo: Jornal Destak - SP