Custos maiores e queda no consumo preocupam o setor de suco de laranja

Leia em 2min 10s

A cadeia de produção de suco de laranja é uma das mais importantes e bem desenvolvidas da agroindústria mundial. O Brasil é líder absoluto no setor, tanto na produção como na industrialização e na logística para a distribuição mundial. A maior parte das análises das questões econômicas e financeiras é realizada com foco no segmento da produção da fruta, no elo agrícola.

Neste momento, porém, é necessário analisar as principais ameaças e preocupações com o olhar em toda a cadeia, desde a produção da laranja até o consumo do suco.
O consumo mundial de suco de laranja vem diminuindo desde 2003. Os países mais tradicionais, como os da América do Norte e da Europa, foram os que tiveram as maiores retrações.

O mercado tem mostrado que, a partir de determinado preço, o consumidor passa a comprar outras bebidas, como águas saborizadas e isotônicos, além de sucos de outras frutas.

Pelo setor agrícola, a preocupação tem sido como conter os custos. Nunca houve, como nos últimos anos, necessidade tão grande de recursos para controlar pragas e doenças na cultura.

A análise dos últimos cinco anos mostra que houve significativo aumento de custos na produção. Em 2006, para produzir uma caixa gastava-se em torno de R$ 6. Em 2011, cerca de R$ 10 -mais 66% (dados do Agrianual FNP).

Houve aumento em todos os itens, mas principalmente em mão de obra e insumos. O item controle fitossanitário aumentou mais pela mudança brutal do pacote tecnológico para proteção contra pragas e doenças do que pelo aumento do custo individual dos defensivos.

Em alguns setores, o elo seguinte da cadeia -a indústria- absorve os aumentos de custos do setor agrícola. Isso ocorre quando a indústria consegue repassar o aumento de custos para os segmentos à frente. Entretanto, devido à retração do consumo, engarrafadores e supermercados não têm tido espaço para repasse sem que o consumo caia, pois, como dito anteriormente, o mercado externo tem dado sinais claros de que diminui o consumo quando os preços passam um patamar -acima de US$ 2.700 por tonelada de suco concentrado (FOB Roterdã).

Assim, a indústria tende a não remunerar os aumentos de custos, tornando as margens dos produtores mais estreitas -e até negativas. As alternativas para a solução são, por parte da indústria, a busca por aumento do mercado, seja na recuperação do mercado perdido na Europa e nos EUA, seja no crescimento em mercados emergentes.
Os citricultores, por sua vez, devem manter a busca constante por adoção de tecnologias que proporcionem aumento de produtividade, tentando ainda fazer uma boa gestão de custos, e, por último, mas não menos importante, tentando otimizar as vendas de suas frutas.


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Minoritários concordam em negociar com a Kirin

A Jadangil, sócia minoritária da Schincariol, segunda maior cervejaria do país, aceitou ir para a m...

Veja mais
Safra de dólares irriga o vinho argentino

A crise global que estremece as relações comerciais de todo o mundo parece não ter chegado ao mundo...

Veja mais
Nova Lima deve se tornar polo cervejeiro

Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, quer se transformar no novo polo brasileiro da cerveja arte...

Veja mais
Cachaça Taruana conquista certificado do IMA

Com apenas dois anos de comercialização, produto da Zona da Mata já é considerado o  s&...

Veja mais
Rei do Mate avança em Minas Gerais

Com mais de 290 franquias espalhadas pelo Brasil, a rede de casas de chá e lanchonetes Rei do Mate inaugura em Co...

Veja mais
Cade arquiva denúncia, mas critica criação da Ambev

A Ambev recebeu uma boa notícia, ontem, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) do Minist&eac...

Veja mais
Cachaça Havana vence rum cubano na luta por registro

Após 22 anos tentando registrar a marca Havana, os herdeiros de Anísio Santiago, o criador da cachaç...

Veja mais
Empresa cria jeito brasileiro de beber chá

Com receitas adequadas ao gosto nacional, The Gourmet Tea ganha espaço no setorNada de xícaras. A loja col...

Veja mais
Petrópolis chega mais perto da Schincariol

A cervejaria Petrópolis está praticamente dividindo o segundo lugar no ranking nacional do mercado de cerv...

Veja mais