Empresa de Capim Branco, que fabrica chope desde 2007, investiu R$ 2 milhões para ampliar o mix.
Depois de um ano de testes e adequações, a microcervejaria Artesamalt, com planta em Capim Branco, na região Central do Estado, se prepara para iniciar as vendas da primeira cerveja da marca. Criada em 2007, a empresa já comercializa cerca de 50 mil litros de chope por mês. Com o aumento do mix, a meta, segundo o sócio-proprietário da Artesamalt, Augusto Viana Figueiredo, é conquistar novos mercados.
Segundo ele, há negociação com redes supermercadistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Goiás. Atualmente, o chope produzido pela Artesamalt é vendido em 60 choperias, distribuídas por oito cidades que estão em um raio de 200 quilômetros de Capim Branco, além de Belo Horizonte, Contagem, Confins, Betim, Lagoa Santa, Itabira, Congonhas e Sete Lagoas.
Conforme Figueiredo, foram aplicados R$ 2 milhões - recursos próprios - no desenvolvimento da cerveja Artesamalt, que terá casco descartável, como é de praxe no segmento de cervejas especiais. "Essa é uma tendência desse tipo de produto, que visa atingir as classes A e B, público mais exigente do que os consumidores das cervejas convencionais", disse.
De acordo com Figueiredo, a expectativa é de que a chegada do novo produto ao mercado represente um divisor de águas na trajetória da empresa. "Com a crescente demanda dos consumidores brasileiros por cervejas especiais esperamos poder crescer ancorados nesse mercado. O Brasil está descobrindo novos sabores", observou.
Ele disse que as vendas cresceram 25% neste ano na comparação com 2010 e que o faturamento da empresa deverá avançar na mesma proporção no atual exercício. "Finalmente as cervejas especiais estão caindo no gosto popular. Isso está sendo possível graças ao aumento do poder de compra dos consumidores, que também estão mais exigentes, sobretudo os mineiros", afirmou.
A fábrica da cervejaria Artesamalt ocupa um terreno de 5 mil metros quadrados em Capim Branco. Segundo Figueiredo, a região foi escolhida pela proximidade com a fonte de água mineral que abastece a empresa.
A Artesamalt trabalha com frota própria para a distribuição do produto, além de contar com cinco distribuidoras parceiras. A empresa pertence aos irmãos Augusto e João Paulo Viana Figueiredo.
Mercado - A febre das cervejas especiais chegou - ainda que com alguns anos de atraso - finalmente ao Brasil. Europeus e americanos fabricam e consumem cervejas artesanais desde o início da década de 80. Agora, os brasileiros estão mais dispostos a freqüentar bares especializados neste tipo de bebida.
Os consumidores mais exigentes chegam a desembolsar R$ 60 (ou mais) por uma cerveja vendida em garrafa de champanhe. A fidelidade da fatia de clientes de cervejas especiais é expressiva, uma vez que acostumados com rótulos especiais, dificilmente voltam a consumir produtos de larga escala.
Atualmente, o Brasil é o quinto maior produtor de cerveja do mundo, com 10,34 bilhões de litros de cerveja fabricados anualmente. No entanto, em termos de consumo per capita o Brasil alcançou 56 litros/ano, ainda muito distante da República Tcheca com aproximadamente 160 litros/ano.
Veículo: Diário do Comércio - MG