Os países emergentes impulsionaram as vendas da fabricante de bebidas Diageo - que tem em seu portfólio marcas como o uísque Johnnie Walker e a vodca Smirnoff - no semestre fiscal terminado em 31 de dezembro. Os mercados de América Latina, Ásia-Pacífico e África cresceram, juntos, 18% em vendas, sendo que, na média global, a receita da empresa aumentou 8%, para 5,7 bilhões de libras (US$ 9,04 bilhões). Em volume, o crescimento global de vendas da Diageo foi de 3% no período.
As três regiões somam 40% das vendas da companhia, e a expectativa é que, nos próximos três a cinco anos, respondam por metade das vendas globais da Diageo.
No Brasil, as vendas cresceram 19% em volume e 26% em valor, com destaque para a Smirnoff e para o Johnnie Walker Red Label, cujas vendas aumentaram após a campanha "Keep Walking Brazil", produzida exclusivamente para o mercado doméstico.
"Como líder de mercado, também temos orgulho de saber que estamos contribuindo significativamente para o crescimento da categoria de 'scotch whisky', que, no Brasil, é liderada por Johnnie Walker Red Label, o que fez com que a marca ganhasse aval mundial para a primeira campanha criada especialmente para um mercado específico", declarou ao Valor por e-mail Otto von Sothen, presidente da Diageo no Brasil.
O lucro operacional da companhia subiu de 1,7 bilhão de libras no segundo semestre fiscal de 2010 para 1,8 bilhão de libras no mesmo período de 2011. Já o lucro líquido da empresa caiu 20%, de 1,1 bilhão de libras para 953 milhões de libras na mesma comparação. (LC)
Veículo: Valor Econômico