Disposta a explorar cada vez mais segmentos de maior valor agregado, a empresa paranaense de água mineral Ouro Fino entrou no segmento de cervejas especiais, em parceria com a microcervejaria GaudenBier, que há quatro anos produz chope de forma artesanal. Nos próximos dias, a cerveja da mesma marca passará a ser vendida engarrafada em bares, restaurantes e supermercados. A Ouro Fino ficará com a distribuição e a GaudenBier com a produção.
Com a distribuição das cervejas GaudenBier, a Ouro fina tem estimativa inicial de faturamento anual de R$ 1 milhão. A intenção é começar com 5 mil litros por mês para venda na região de Curitiba e depois expandir para outros mercados, como São Paulo.
As conversas começaram em outubro. Agora, onde as águas em embalagem especiais da Ouro Fino e o energético Insano entrarem, também será oferecida a GaudenBier. Os quatro tipos de cerveja produzidos pela microcervejaria - Pilsen, Lager, Pale Ale e Hefe-Weissbier - serão distribuídos nas versões long neck e 600 mililitros. A Gauden, dos sócios Ronaldo Pinto Flor e Luciano José dos Reis, tem capacidade para produzir até 50 mil litros da bebida por mês e está passando por expansão. Em abril, o volume poderá ser ampliado em mais 40 mil litros.
"Juntamos a sede com a vontade de beber", diz Flor, sobre a parceria entre as empresas. A Ouro Fino estava pensando em ter estrutura própria de cerveja, mas seria mais demorado e caro, e a Gauden queria começar a distribuição de cerveja, mas precisava de uma boa logística. A intenção das duas empresas é aproveitar o bom momento das cervejas especiais, que cresce 40% ao ano, e tem estimulado investimentos no segmento. Em Curitiba há sete cervejarias artesanais e, no Paraná, são 14.
O diretor executivo da Ouro Fino, Hélio Corrêa, conta que o plano de expandir o portfólio vai ter continuidade nos próximos meses. "Tem mais umas coisinhas até o fim do ano, uma delas significativa", adianta, sem dar detalhes. Em dezembro, a empresa colocou no mercado uma bebida mista de fruta, batizada de Golden Fruit. Mas é do energético Insano, que começou a ser vendido no segundo trimestre do ano passado, que ele fala com mais orgulho e que vai puxar a expansão nacional.
A bebida, segundo ele, deve responder por R$ 21 milhões dos R$ 83 milhões de faturamento previsto para 2012. Em 2011, as receitas da Ouro Fino somaram R$ 57,6 milhões e o energético, que já é líder em vendas no Paraná, contribuiu com R$ 3,5 milhões. A intenção é que o volume de 720 mil litros do Insano vendidos em 2011 saltem para 3,5 milhões de litros no atual exercício e R$ 1 milhão está sendo investido em aumento na capacidade de produção.
Corrêa explica que as vendas de água devem aumentar cerca de 10% no ano. Nos últimos cinco anos, a empresa crescia 5% e em 2010 foram 20%. Ele trabalha para 2012 com 40% e, em 2013, com pelo menos mais 20%, para atingir a meta de faturar R$ 100 milhões.
Veículo: Valor Econômico