Ambev fará incursão no território inimigo

Leia em 2min 10s

Parte dos investimentos de R$ 2,5 bilhões da companhia em 2012 serão destinados a territórios dominados pela Schincariol, da japonesa Kirin

A Ambev acusou o golpe. A maior parte dos R$ 2,5 bilhões que a maior fabricantes de bebidas do país investirá neste ano vai para a região Norte e Nordeste - território dominado pela rival Schincariol - comprada no final do ano passado pelo grupo japonês Kirin. “Temos uma competição muito dura no mercado e a movimentação da concorrência tem de ser acompanhada de perto”, disse ontem o vice-presidente financeiro e de relações cominvestidores daAmbev, Nelson Jamel, na divulgação dos resultados da companhia.

De acordo com a Ambev, as duas regiões estão abaixo da média de participação de 69% no
mercado nacional obtida em 2011, o que demonstra o potencial de crescimento da companhia nesses estados.

Com o investimento bilionário, a Ambev mantém o mesmo nível dos aportes realizados no
ano passado, mas a companhia ressalta que o montante final dependerá da manutenção da carga tributária pelo governo, que no ano passado ficou em torno de 15% para o segmento, calcula a empresa. “Será o terceiro ano consecutivo de altos investimentos, que visam ampliar nosso mix de produtos, realizar inovações em nosso portfólio e expandir os negócios nas regiões Norte eNordeste”, comenta Jamel.

No ano passado, foram destinados R$ 800 milhões para os estados do Nordeste, o que correspondeu a 32% do total investido pela empresa. Além do aumento da capacidade de produção nas unidades, a Ambev tem realizado diversas ações para reforçar suas marcas na região.Um exemplo foi a entrada da marca Brahma como patrocinadora do carnaval de Salvador este ano, tomando o lugar da maior rival nas vendas na região, a Nova Schin.

Ano promissor

Para 2012, a expectativa da companhia é ter índices maiores de crescimento em volume de vendas do que o obtido em 2011, ano classificado como “fora da curva” pelo executivo. “Nossa projeção é positiva pelo estímulo ao crescimento da economia pelo governo”, diz Jamel, ao comentar a redução de 0,75% da taxa básica de juros anunciada esta semana.

Já para o primeiro trimestre de 2012, a empresa espera uma alta no volume de vendas de até 5% em relação ao mesmo período do ano passado.Em 2011, o volume de vendas da Ambev no país foi de 11,4 bilhões de litros, alta de apenas 0,2% sobre 2010. O volume de cerveja foi de 8,4 bilhões, crescimento de 0,1%. A receita líquida da companhia foi de R$ 27,1 bilhões, um aumento de 9,9% sobre 2010, e lucro líquido de R$ 8,6 bilhões, avanço de 11,7% sobre o exercício anterior.


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Ambev vende menos em "ano fora da curva"

A venda da Ambev praticamente andou de lado em 2011. A maior cervejaria das Américas, presente em 14 paíse...

Veja mais
Alpha quer ampliar venda para China

Demanda por água no país asiático é crescente; brasileira já estuda aquisiç&at...

Veja mais
Vendas de cervejas aquém do esperado

Aumento de preços e desaquecimento do setor industrial impactaram os negócios da companhia.O volume de cer...

Veja mais
Cervejarias apelam para o chá gelado

As cervejarias, nos Estados Unidos, estão apostando que alguns sabores exóticos convencerão mais pe...

Veja mais
Dona do Jack Daniel's dobra investimentos no Brasil

A americana Brown-Forman, fabricante do uísque Jack Daniel's, vai dobrar o investimento em marketing no Brasil, p...

Veja mais
Lucro da Ambev cresce 17,3% no quarto trimestre

SÃO PAULO - A Ambev encerrou o quarto trimestre do ano passado com lucro líquido de R$ 3,03 bilhões...

Veja mais
Ouro Fino faz parceria para cervejas especiais

Disposta a explorar cada vez mais segmentos de maior valor agregado, a empresa paranaense de água mineral Ouro Fi...

Veja mais
Sucos infantis

A Globalbev lança neste mês a primeira linha de sucos infantis da Fast Fruit, a Naturendes. O objetivo &eac...

Veja mais
A busca da qualidade em vinhos

A tradicional e famosa Granja União, em Flores da Cunha, que foi a pioneira na introdução de vinhos...

Veja mais