A Frutty, fabricante regional de bebidas de São Gonçalo de Sapucaí (MG), passou a informar o percentual de impostos pagos no rótulo dos seus produtos: 46,78%.
A ideia surgiu após o governo revogar o subsídio de 50% no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) concedido a refrigerantes que têm suco natural na base.
A medida passou a valer a partir do mês passado.
"Tivemos que informar e conscientizar o consumidor porque houve impacto no preço", afirmou Rogério Vilela, diretor da Frutty.
Ele conta que alguns consumidores voltaram a comprar ao saber que o aumento não era culpa da empresa, mas, sim, do fim do subsídio.
A Frutty tem 97 funcionários e fatura mensalmente em média R$ 1 milhão com a produção de 800 mil litros de bebidas por mês.
"As PMEs foram muito afetadas. Eles foram corajosos", diz Fernando Bairros, presidente do órgão dos fabricantes de refrigerantes do Brasil.
Na semana passada, o Congresso aprovou uma lei que exige nas notas fiscais a divulgação dos impostos pagos pelos consumidores.
Veículo: Folha de S.Paulo