Os apreciadores de vinhos e espumantes de Porto Alegre ou que visitam a Capital terão mais esta semana para encontrar produtos especiais de vinícolas gaúchas. A próxima sexta-feira será o último dia da 9ª Feira de Espumantes, Vinhos e Sucos de Uva, que acontece no segundo andar do Moinhos Shopping.
A feira, que acontece das 10h às 22h, na Praça de Eventos, reúne 13 vinícolas instaladas no Rio Grande do Sul: Miolo, Courmayer, Perini, Garibaldi, Nova Aliança, Basso, Giaretta, Campestre, Cave de Pedra, Casa Valduga, Aurora, Panizzon e Di Creazzo Sucos e Geleias. Essa é a primeira vez que o evento ocorre no Moinhos Shopping. As edições anteriores aconteceram no Cais Mauá e na Usina do Gasômetro.
De acordo com José Armando Paschoal, diretor da Phoenix Produções e Marketing, empresa que promove o evento em conjunto com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a decisão de instalar a feira no Moinhos Shop-ping teve o objetivo de buscar a divulgação da qualidade das bebidas nacionais junto a um público mais elitizado, de classes A e B. “Nessa região os importados geralmente têm preferência. Houve casos de frequentadores que nunca haviam tomado vinho nacional antes. E, mesmo enfrentando essa concorrência, temos tido bons resultados.”
A recepção do público tem sido bastante positiva, conforme Paschoal. “Nossa meta inicial era de comercializar três mil garrafas em todo o período da feira. Mas ainda temos uma semana para encerrar o evento, e já vendemos mais de cinco mil unidades.” Segundo o organizador, o Moinhos Shopping já demonstrou interesse em realizar outras edições do evento, e o Hotel Sheraton, que fica ao lado do local, já propôs realizar projetos semelhantes para comercialização de vinhos e espumantes no próximo ano.
A maior procura do público, segundo os expositores, é por espumantes, o que reflete os bons resultados alcançados pelos produtores brasileiros. Em 2011, segundo dados do Ibravin, os espumantes nacionais tiveram um crescimento de vendas de 4,7% em relação ao ano anterior. O produto registrou comercialização de 13,2 milhões de litros. Para 2012, a previsão é de 19 milhões de litros.
Conforme Leo Dreher, consultor comercial da vinícola Casa Valduga, de Bento Gonçalves, a grande presença de público de classes A e B no shopping contribui para a venda de produtos de linha especial que têm uma saída menor em épocas comuns. “Temos tido recordes de comercialização em alguns itens. Nos dias que estivemos aqui, já vendemos 60 unidades de nossa espumante ‘top’, o Maria Valduga, que, no dia a dia, não alcançaria 10% disso”, destacou. Para Dreher, a mudança de local contribuiu para a venda desses produtos especiais. “Estivemos em outras edições, mas esta, definitivamente, está acima das realizadas no Gasômetro ou no Cais Mauá em termos de resultados.”
De acordo com Luiz Mario Andriolli, coordenador administrativo da Cave de Pedra, de Bento Gonçalves, que está participando pela primeira vez da feira, o evento é um importante momento para fazer a divulgação da vinícola. “Por causa da proximidade do hotel, tivemos vários visitantes internacionais que se mostraram interessados pelo nosso produto”, lembra.
Conforme Lafayette Fonseca, representante da vinícola Giaretta, de Guaporé, o consumidor brasileiro tem reconhecido a qualidade do espumante produzido no País. “Isso nos beneficia ainda mais nesta época, quando as vendas aumentam por causa das festas de final de ano”, aponta. Outro item que tem tido bons resultados para a empresa são os sucos de uva. “Nossa comercialização de sucos cresceu 30% em 2012 comparado com o mesmo período do ano passado”, destaca Fonseca.
Veículo: Jornal do Comércio - RS