Fabricantes testam vinho em caixinha no Carnaval de 2013

Leia em 3min 30s

A embalagem cartonada de 250 ml, para consumo individual, é uma das apostas da indústria vinícola nacional para a democratização do consumo da bebida no Brasil. Ação em parceria entre a escola de samba Vai-Vai, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a fabricante de embalagens Tetra Pak, a ser realizada no Carnaval 2013 em São Paulo, servirá de ensaio para a introdução do novo formato, que também deverá ser testado no varejo.

"Queremos desenvolver aqui uma nova categoria de vinhos, que já é muito forte em outros países", afirma o diretor executivo de vendas para alimentos e vinho da Tetra Pak, Fernando Varela. De acordo com a empresa, são vendidos na América Latina 460 milhões de embalagens cartonadas para vinho, anualmente. Na Argentina, 44% do vinho já é embalado em caixinhas; no Chile a participação é de 43%, e chega a 70% do mercado no Paraguai e 20% do consumo uruguaio.

Segundo Varela, vinícolas brasileiras já utilizam embalagens cartonadas de litro, mas a embalagem individual pode ajudar a incrementar o consumo per capita de vinho no Brasil, hoje ainda bastante baixo, de 2 litros ao ano, ante cerca de 45 litros anuais da França e 25 litros ao ano na vizinha Argentina, por exemplo. "Se a gente quer desenvolver um hábito de consumo, temos que acertar o tamanho da porção. Se você não é tomador de vinho, não vai de cara comprar um litro para experimentar, mas uma dose individual, adequada para consumo fora do lar, e começa a criar um novo hábito", crê o executivo.

Para a ação específica no Carnaval o investimento será de R$ 500 mil, na distribuição de 180 mil embalagens, divididas entre três categorias de vinho (branco aromático, tinto seco e tinto suave). "A partir do resultado dessa ação, vamos definir os próximos passos", diz Varela. A Copa do Mundo é vista como espaço de oportunidade, por trazer ao País visitantes com hábito de consumo de vinho. "Não sabemos se a venda será permitida em estádios, mas há espaço em hotelaria e casas noturnas, por exemplo", afirma. O diretor conta que a Tetra Pak já tem negociações avançadas com clientes para a adoção do formato para além do Carnaval. "E sabemos que existem redes de supermercado também muito interessadas em começar a promover este produto", relata.

A vinícola Perini, de Farroupilha (RS), que participa da ação no Carnaval paulista com o vinho Arbo Merlot, é uma das empresas que acredita no futuro do formato no Brasil. "Além da venda no Carnaval, vamos fazer uma experiência para testar o desempenho dessa embalagem em algumas lojas do varejo, provavelmente em São Paulo", conta o diretor-comercial da empresa, Franco Perini. "Dependendo do resultado disso, vamos dar continuidade [ao uso da embalagem]", adianta.

Com o aumento do consumo, Franco também vê espaço para o avanço de outras embalagens para vinho, como a bag-in-box (embalagem formada por uma caixa de papelão contendo uma bolsa plástica dentro, utilizada para grandes volumes, como 3 ou 5 litros de vinho) e as garrafas com tampa de rosca (sem rolha, são adequadas para vinhos de rápido consumo, que não exigem micro oxigenação). "À medida que o vinho começa a ser desmistificado no Brasil, a tendência é que essas embalagens passem a ter um desempenho melhor", diz o diretor.

A Vinícola Góes, de São Roque (SP), fornecerá o vinho Quinta Jubair Tinto Suave para a ação e também testará no varejo a aceitação do formato. "Temos boa mobilidade em produzir lançamentos em baixa escala comercial inicial", conta o diretor Cláudio Góes, para quem o fato de a empresa ser de médio porte permite maior ousadia na prospecção de novos nichos de mercado.

"Para o consumidor chegar ao vinho mais sofisticado, ele tem que começar pela base da pirâmide, se ele não começar a tomar vinho, a hora que ele sai da cerveja, vai para uma vodca, para um ice", diz Claudio. "Para trazer a cultura do vinho para a população brasileira, ações ligadas à cultura de massa, como o futebol e o Carnaval, devem ser usadas para a promoção da bebida", conclui.



Veículo: DCI


Veja também

Vendas de cerveja têm queda pelo 2º ano consecutivo

Os mais otimistas esperavam uma alta de 2% a 3%. Mas 2012 decepcionou em relação às vendas de cerve...

Veja mais
Alambiques de Minas partem para certificação

No ano passado, 25 novas marcas obtiveram o selo emitido pelo IMA.O número de produtores que investe na certifica...

Veja mais
Venda de vodca cresce

O mercado de vodca no Brasil, que cresceu 3% em volume e 10% em valor no ano passado, continua atraindo novos investimen...

Veja mais
Com nova planta, Vinícola Nova Aliança dobrará produção no RS

Formada a partir da fusão de cinco pequenas cooperativas em 2010, a Vinícola Nova Aliança concluir&...

Veja mais
Alto consumo leva Ambev a ampliar capacidade de fábricas

Investimentos começam pelo Rio, onde empresa tem sua maior unidade na zona oeste As fábricas da AmBev t...

Veja mais
Eventos elevam peso carioca na Ambev

As campanhas de marketing para os eventos esportivos - Copa das Confederações, Copa do Mundo de 2014 e Jog...

Veja mais
Vinícola Salton inicia safra 2013

  Ao todo serão 16 milhões de quilos, com foco em uvas viníferas para elaboraçã...

Veja mais
Inflação da cerveja fica duas vezes acima da média em 2012

As commodities usadas na produção da bebida, o câmbio desvalorizado e a correção dos i...

Veja mais
Kirin vê no País oportunidade de expansão

A fabricante japonesa de bebidas Kirin, que no fim de 2011 adquiriu a Schincariol, vê no Brasil a sua principal op...

Veja mais