A Coca-Cola Femsa, maior engarrafadora da Coca-Cola no mundo, chegou a um acordo para a compra de uma engarrafadora regional, a mexicana Yoli. A companhia propõe pagar 7,8 bilhões de pesos mexicanos (US$ 610 milhões) aos acionistas da engarrafadora.
Os investidores da Yoli vão receber 42,4 milhões de ações da Coca-Cola Femsa cotadas a 184 pesos mexicanos cada, e a Femsa vai assumir a dívida de 1 bilhão de pesos mexicanos da Yoli. Se for concluída, a operação somará 8,8 bilhões de pesos mexicanos (US$ 700 milhões), incluindo a dívida.
Em comunicado ao mercado, a Coca-Cola Femsa informou que os conselhos das duas companhias chegaram a um acordo, que ainda requer aprovação dos acionistas em assembleia e dos órgãos regulatórios.
Para ser concretizado, o negócio também necessita da aprovação da Coca-Cola Company, com sede nos Estados Unidos.
A Yoli tem suas operações no Sul do México, nas regiões de Guerrero, Acapulco e Ixtapa-Zihuatanejo. A empresa vendeu 99 milhões de unidades de garrafas de bebidas em 2012. A Yoli tem duas fábricas de engarrafamento e vinte centros de distribuição. Entre seus produtos, a Yoli fabrica uma soda sabor limão que é popular na região de Guerrero.
Esta será a quarta aquisição de empresas regionais feita pela Coca-Cola Femsa nos últimos dois anos.
Recentemente, a companhia concordou em adquirir 51% da operação da Coca-Cola Co. nas Filipinas, com opção de compra do restante em sete anos.
A Femsa responde por uma em cada dez garrafas de Coca-Cola vendidas no mundo inteiro. A empresa também é dona da Oxxo, maior rede de lojas de conveniência da América Latina com mais de 9,6 mil unidades no México, e é a segunda maior acionista da Heineken, com 20% do grupo holandês.
Veículo: Valor Econômico