Eles não fazem fila na porta e nem dormem na calçada para aproveitar as liquidações de final de ano, como acontece com os clientes de lojas de eletrodomésticos no início do ano. Mas os consumidores de vinhos importados já estão telefonando para as varejistas tentando reservar "uma boa pechincha" nas liquidações que começam a partir da semana que vem.
Na importadora Expand, com sede em São Paulo, a liquidação terá de 20% a 70% de desconto em 100 rótulos de vinho. "Vamos continuar com o dólar congelado a R$ 1,60 até 28 de fevereiro", diz Otávio Piva Filho, proprietário da rede de 40 lojas.
O segredo dessa tática é que a maioria dos importadores fez seu estoque de vinhos em agosto ou setembro, antes da alta do IPI marcada para outubro. Adiantando as compras, as empresas escaparam também da alta do dólar.
"Fizemos um estoque suficiente para as vendas de um ano", diz Fabiana Coelho, gerente da Wine World, do grupo La Pastina, que começa sua liquidação no dia 21, prometendo também descontos de até 70%.
No geral, segundo o levantamento da Associação Paulista de Supermercados (Apas), os vinhos venderam 4% mais em volume e em faturamento em relação ao Natal do ano retrasado.
Considerando todos os tipos de bebidas (cervejas, refrigerantes, espumantes etc), as vendas tiveram alta de 4%. Os campeões de venda foram as cervejas e os espumantes, com alta acima de 5% em volume, informou a Apas, que reúne 1200 supermercados no Estado de São Paulo. (LC)
Veículo: Valor Econômico