A Pepsi está desenvolvendo, nos Estados Unidos, um sistema que faz com que o cheiro de refrigerante envasado em garrafa de PET fique mais forte quando a embalagem é aberta. Como o gargalo da garrafa é pequeno, o aroma que o consumidor sente ao abrir a garrafa é o da própria embalagem, e não o aroma da bebida, diz a empresa. A Pepsi acredita que a liberação de um aroma pode influenciar no paladar dos consumidores.
A fabricante de refrigerantes anunciou patenteou um sistema que promete resolver o problema, a “Aroma Delivery System”. A nova tecnologia libera aromas quando o consumidor abre a garrafa. Para fazer o consumidor sentir o cheiro da bebida, foram desenvolvidas cápsulas gelatinosas para serem aplicadas entre a rosca da garrafa e a tampa. Quando a embalagem é aberta, as cápsulas se rompem e liberam o aroma.
A Pepsi também se preocupou com o transporte da bebida e criou uma camada protetora de cera ou biopolímero para evitar que as cápsulas estourem antes de o lacre ser rompido pelo consumidor.
Apesar do registro da patente, ainda não há previsão para a nova tecnologia chegar ao mercado.
Veículo: Embalagem Marca