Um sistema totalmente brasileiro para a produção de cápsulas de café é a mais nova aposta da empresa Wine.com.br, a maior varejista on-line de vinhos do país. De olho no potencial de crescimento do consumo do grão em forma de monodose, a empresa vai investir R$ 50 milhões, em recursos próprios, na construção de uma fábrica, a primeira da companhia, e em um centro de inovação no Espírito Santo, segundo maior produtor nacional de café do país.
A empresa começou a planejar sua estratégia no ano passado e identificou duas frentes de investimento: cervejas especiais e café em monodose. A nova unidade de café ainda não tem nome - a marca deverá ser definida até o fim do primeiro semestre de 2014, de acordo com Ricardo Flores, responsável pela nova unidade de negócio.
O sistema terá "blends" da bebida somente com cafés brasileiros, cujos fornecedores serão produtores do Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais, transferência e desenvolvimento de patentes e toda tecnologia, como a de máquinas para a extração do produto, conforme Flores. Segundo ele, apenas Suíça e Itália dispõem de um sistema de cápsula completo, com desenvolvimento próprio de extração e tecnologia.
O início da construção da unidade industrial, em Jaguaré (ES), destinada exclusivamente à produção de cápsulas, deverá ocorrer até o fim de 2014 - a empresa aguarda a obtenção de licenças ambientais. Depois serão mais 18 meses para finalizar a obra e iniciar a produção, prevista para 800 mil cápsulas de café por dia. Os aportes virão de recursos próprios dos investidores da companhia.
A empresa busca parceria com universidade para o centro de inovação, a ser instalado na capital capixaba Vitória no início do segundo semestre de 2014. O centro deverá criar novas patentes para o processo e desenvolver produtos, como máquinas e blends para as cápsulas, além de disseminar informações técnicas para os cafeicultores parceiros.
A motivação para a entrada neste mercado foi a mesma para o início da empresa: facilitar o consumo do produto, conta Flores. Ele diz que a companhia pretende vender cápsulas mais baratas, com boa qualidade e com disponibilidade no mercado. Hoje, a comercialização fica mais restrita a grandes mercados, principalmente nas capitais.
Segundo pesquisa da Nielsen, o volume de cápsulas de café comercializadas no país cresceu 46,5% de 2012 a 2013 (ano móvel encerrado em setembro), enquanto em valor, o aumento foi de 36,5% no mesmo período. Ainda segundo o estudo, as cápsulas têm baixa penetração nos lares brasileiros - 0,6% (276 mil lares) e concentram-se nas classes A e B e nas regiões Sul e Sudeste. Na Holanda, por exemplo, o produto está presente em 50% dos lares.
O mercado de cápsulas foi aberto no país pela marca Nespresso, da Nestlé, há cerca de seis anos. Depois vieram outras empresas, como a holandesa Master Blenders (ex-Sara Lee) e as brasileiras Café Utam e Lucca Cafés e a portuguesa Delta Cafés. A 3corações, empresa nacional com associação com a israelense Strauss, lançou sua linha de cápsulas este ano.
Enquanto a fábrica não estiver em operação, a Wine firmou parceria com duas companhias na Itália que deverão produzir as cápsulas a serem comercializadas no Brasil já no segundo semestre do próximo ano. Flores não divulga ainda a perspectiva de faturamento e afirma que a companhia está analisando os canais de venda do produto, que também será vendido pela internet.
No ano passado, o faturamento da Wine.com.br foi de R$ 130 milhões. A empresa não informa qual a expectativa de receita com a nova unidade de negócio com café, cujos preços de comercialização ainda estão sendo definidos. Recentemente, a e.Bricks Digital, holding digital do grupo RBS, adquiriu uma parte minoritária da Wine. Em maio deste ano, a empresa anunciou o investimento no e-commerce Have a Nice Beer, um clube on-line de cervejas com cerca de 10 mil associados.
Veículo: Valor Econômico