A Coca-Cola Brasil vai investir R$ 1,75 bilhão neste ano, o maior aporte da empresa no País. O montante é 16,6% maior que o investimento de 2008, de R$ 1,5 bilhão. Os recursos serão destinados principalmente à construção de duas fábricas (no Paraná e Alagoas, ambas com previsão de início de operação neste semestre), aumento da capacidade produtiva em outras quatro unidades (Mato Grosso, Espírito Santo, Ceará e Pernambuco) e a projetos de marketing, Todo o investimento será feito com recursos próprios da companhia.
"O ano de 2008 foi grandioso e a companhia está otimista em relação ao Brasil, que não deverá ser tão afetado pela crise internacional como outros países. O Brasil é o terceiro maior mercado da Coca-Cola, atrás apenas dos Estados Unidos e do México, e vamos trabalhar para que em alguns anos possamos passar à segunda colocação. O planejamento para 2009 considera todos os fatores positivos e negativos. Este nível de investimento é necessário à nossa estratégia de crescimento", disse o presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa.
Em 2008, a companhia registrou crescimento de faturamento de 25%, com receita de R$ 15 bilhões, ante R$ 12 bilhões do ano anterior. As vendas totalizaram 9 bilhões de litros de bebida não-alcoólicas, 7% a mais que em 2007. Este incremento ficou acima da média mundial da Coca-Cola, que foi de 5%.
Mesmo com a crise no segundo semestre, o desempenho da companhia no Brasil se manteve bom. No primeiro trimestre do ano, o volume de vendas cresceu 11%, na comparação com igual período do ano anterior. De abril a junho, a alta foi de 1%. Nos dois últimos trimestres, a ampliação foi de 7% em cada.
"Nossa performance no ultimo trimestre foi muito sólida. Os resultados refletiram tanto o apelo universal das nossas marcas globais, quanto o inigualável alcance de um dos maiores sistemas de distribuição de produtos de consumo do mundo. Entregamos resultados consistentes e de qualidade tanto para o trimestre quanto para o ano todo. Para 2009, superamos nossas metas de crescimento de longo prazo, apesar de um ambiente econômico desafiante. E, mais importante, conquistamos participação na maior parte do nossos mercados líderes através de sólidas estratégias de execução", comentou o executivo.
Investimentos. A Coca-Cola atribui o crescimento aos investimentos em marketing e em pesquisas e aos lançamentos de produtos e embalagens. Além do refrigerante que é o carro-chefe da companhia, outros produtos se destacaram no período, como a Coca-Cola Zero, o hidrotônico I9 e o suco Laranja Caseira.
Para este ano, a novidade é o guaraná Kuat Eko. O refrigerante é uma mistura de guaraná e chá verde, que segundo a companhia é mais leve que seus concorrentes.
Junto com o refrigerante, a Coca-Cola lançou campanha de sustentabilidade, com material na internet e canal telefônico com dicas ecológicas. Toda a divulgação feita nos pontos de vendas utilizará materiais reciclados.
As fábricas que serão construídas terão modelo sustentável, com mecanismos para coleta de água de chuva, e redução do consumo energético da refrigeração através do melhor aproveitamento da circulação do ar.
As unidades serão em Maceió (AL), que produzirá refrigerantes, e em Fazenda Rio Grande (PR), que susbstituirá a fábrica de mate que funciona atualmente em Curitiba.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ