A família pernambucana Tavares de Melo, que controlou a Maguary até 1984, quer ampliar sua participação no setor de bebidas. Ontem, os irmãos Romildo, Terezinha e Virgílio anunciaram um aporte na fabricante de sucos Dafruta, que já pertence ao irmão Sílvio. O valor da transação não foi divulgado.
Os recursos foram aplicados por meio da Companhia Brasileira de Bebidas (CBB), empresa criada pela família Tavares de Melo para as novas investidas no ramo de sucos, com a ampliação da Dafruta e também a aquisição de novas companhias. Com unidades em Aracati (CE) e Araguari (MG), a Dafruta produz hoje 100 milhões de litros/ano, com um faturamento de cerca de R$ 120 milhões.
De acordo com Romildo, acionista da CBB, a intenção da família é criar um empreendimento de grande porte no setor de bebidas. "É uma volta às origens. Mas agora, além de sucos, queremos outras bebidas saudáveis", diz.
Depois da venda da Maguary para a Kraft, os irmão se dividiram em diversos negócios, que vão do ramo sucroalcooleiro a sacolas plásticas. Em 1984, Sílvio fundou a Dafruta.
Essa é a primeira investida de Romildo, Virgílio e Terezinha depois da venda em 2007 de importantes ativos do grupo - a fabricante pernambucana de chinelos Dupé, vendida para a São Paulo Alpargatas, e suas usinas de açúcar e álcool, adquiridas pela Louis Dreyfus. Hoje, há ainda a distribuidora de combustíveis Ello-Puma, as fabricantes de embalagens Sacoplast e Nordenia e a Tecab, de granéis líquidos.
De acordo com Romildo, além de reforçar a participação no negócio de sucos, os Tavares de Melo pretendem entrar em outros novos setores. Um deles é no segmento de fundos de private equity, por meio de uma gestora que faça investimentos em diversos tipos de empresas.
Veículo: Valor Econômico