A Coca-Cola Brasil informou ontem que vai investir este ano R$ 1,75 bilhão, valor 16,6% superior ao R$ 1,5 bilhão aplicado no ano passado. De acordo com a empresa, os recursos orçados serão direcionados em ações de marketing e em infra-estrutura, incluindo uma nova fábrica de refrigerantes em Maceió e uma nova unidade da Leão Júnior - fabricante de chás controlada pela Coca-Cola Brasil -, em Fazenda Rio Grande, Paraná, que substituirá a que funciona hoje em Curitiba.
Em 2008, o Sistema Coca-Cola Brasil registrou um crescimento de 7% no volume de vendas, para 9 bilhões de litros de bebidas não-alcoólicas e um faturamento de R$ 15 bilhões. Somente no quarto trimestre, o aumento das vendas chegou a 7%. O crescimento na América Latina foi de 6% no quarto trimestre, e de 8% em 2008.
Em termos globais, as vendas cresceram 4% no quarto trimestre de 2008 e 5% no ano. A Coca-Cola reportou lucro líquido de US$ 995 milhões no quarto trimestre de 2008, queda de 18% ante o resultado do mesmo período de 2007. No acumulado do ano, o lucro caiu 2% passando de US$ 5,89 bilhões em 2007, para US$ 5,80 bilhões de janeiro a dezembro de 2008.
Veículo: Gazeta Mercantil