Miolo prevê elevar exportação em 150%

Leia em 2min 40s

A Miolo Wine Group prevê aumentar as exportações em 150% neste ano, em comparação com 2008. Uma das principais estratégias para alcançar esse percentual é, segundo a empresa, a participação em feiras internacionais que auxiliem na busca de novos clientes.

 

Esses clientes, segundo os executivos da Miolo, estão começando a dedicar maior atenção ao vinho brasileiro. Entre os novos mercados visados pela companhia estão os do Japão, Dubai, Bélgica, Índia e Rússia.
"Reuniões já estão em andamento, mas são projetos em vias de execução", afirmou o diretor de relações internacionais da empresa, Carlos Eduardo Nogueira.

 

Segundo o executivo, a estratégia principal para este ano, no entanto, é ampliar as vendas da empresa em mercados nos quais o grupo já está presente. Nogueira citou como focos principais os Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Holanda.
Atualmente, a Miolo exporta vinhos para 18 países. Em 2008, as vendas internacionais da empresa somaram 686 mil litros, alta de, aproximadamente, 95% em relação a 2007.

 

Ânimo positivo.Na opinião de Nogueira, o ânimo positivo que, no momento, floresce e se consolida em relação ao vinho da companhia e, de modo geral, ao vinho nacional, é resultado de trabalho de mais de seis anos, durante os quais o produto foi intensamente divulgado no mercado internacional.

 

Antes deste esforço, muitos dos potenciais clientes desconheciam até mesmo o fato de que há produção de vinhos no Brasil.
"Parece que, agora, o mercado está acordando. Temos recebido excelentes críticas em países como Canadá, Estados Unidos e Holanda. Isso facilita o esfroço para tornar nosso produto mais conhecido no exterior. É importante que os formadores de opinião falem sobre nós e, já há algum tempo, isso tem crescido, como onda", disse o executivo.

 

Aliada desse processo, na opinião de Nogueira, é a crise financeira, que - mais que obstáculos - teria trazido oportunidades à companhia.
"A imagem que o exterior tem do Brasil, em relação à crise, é a de que não seremos tão afetados. Isso acaba ampliando o interesse do mercado internacional por nossos produtos", explicou ele.

 

A Miolo utilizou sua participação na Foodex - feira do setor de alimentação e hotelaria - para ingressar com sucesso no mercado japonês em 2008. O país registrou, nos últimos seis anos, crescimento médio de 7,8% em suas importações de vinhos.Em 2008, o Japão adquiriu cerca de 1 milhão de litros da bebida, o equivalente a US$ 1,2 bilhão, segundo Nogueira.

 

Na edição deste ano da feira, realizada de 3 a 6 de março em Chiba, no Japão, a empresa esteve novamente presente, animada com a possibilidade de fechar mais negócios. A companhia participou, ainda, em fevereiro último, do evento Taste of Brazil, em Dubai, que trouxe a perspectiva de intensificar a presença da Miolo naquele mercado a partir de cadeias internacionais de hotelaria.

 

Nogueira aproveitou a viagem para fazer reuniões com representantes de cadeias como Hitz Carlton, The Palace e Madinat Jumerah. "Houve grande interesse de introduzir nossos vinhos em suas cartas", afirmou.

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ


Veja também

Dado Bier inova e pode iniciar exportações

O ano de 2009 promete gerar bons negócios à microcervejaria Dado Bier. A fabricante gaúcha acaba de...

Veja mais
Calor ameniza queda no consumo de cerveja

O mês de fevereiro, que trouxe um carnaval com mais calor e menos chuvas, ajudou a amenizar o movimento de queda n...

Veja mais
Oriental em leilão

Affinity Equity Partners e KKR & Co. foram escolhidos para participar de um novo round do processo de venda da cerve...

Veja mais
Miolo estima elevar volume de exportações em 150% em 2009

A Miolo Wine Group pretende elevar as suas exportações em 150% em 2009, intensificando sua presença...

Veja mais
O fácil Valpolicella

O Valpolicella é feito numa zona do Vêneto, com as uvas autóctones Corvina Veronese, Rondinella e Mo...

Veja mais
SABMiller fará cervejas caras na Ucrânia

A SABMiller, segunda maior companhia cervejeira do mundo, procurará estancar os prejuízos de sua subsidi&a...

Veja mais
Produção artesanal inspira criação da rota do vinho em São Bernardo

Se depender dos constantes anúncios do novo governo, São Bernardo do Campo muito em breve será um p...

Veja mais
O tinto dos tupiniquins

Além de espelhinhos, os índios que fizeram o receptivo das caravelas descobriram o sabor do Pêra-Man...

Veja mais
Lojas de vinhos conquistam Porto Alegre

Os gaúchos apreciadores de vinhos estão com motivos para comemorar. Os consumidores têm notado um au...

Veja mais