A Miolo Wine Group prevê aumentar as exportações em 150% neste ano, em comparação com 2008. Uma das principais estratégias para alcançar esse percentual é, segundo a empresa, a participação em feiras internacionais que auxiliem na busca de novos clientes.
Esses clientes, segundo os executivos da Miolo, estão começando a dedicar maior atenção ao vinho brasileiro. Entre os novos mercados visados pela companhia estão os do Japão, Dubai, Bélgica, Índia e Rússia.
"Reuniões já estão em andamento, mas são projetos em vias de execução", afirmou o diretor de relações internacionais da empresa, Carlos Eduardo Nogueira.
Segundo o executivo, a estratégia principal para este ano, no entanto, é ampliar as vendas da empresa em mercados nos quais o grupo já está presente. Nogueira citou como focos principais os Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Holanda.
Atualmente, a Miolo exporta vinhos para 18 países. Em 2008, as vendas internacionais da empresa somaram 686 mil litros, alta de, aproximadamente, 95% em relação a 2007.
Ânimo positivo.Na opinião de Nogueira, o ânimo positivo que, no momento, floresce e se consolida em relação ao vinho da companhia e, de modo geral, ao vinho nacional, é resultado de trabalho de mais de seis anos, durante os quais o produto foi intensamente divulgado no mercado internacional.
Antes deste esforço, muitos dos potenciais clientes desconheciam até mesmo o fato de que há produção de vinhos no Brasil.
"Parece que, agora, o mercado está acordando. Temos recebido excelentes críticas em países como Canadá, Estados Unidos e Holanda. Isso facilita o esfroço para tornar nosso produto mais conhecido no exterior. É importante que os formadores de opinião falem sobre nós e, já há algum tempo, isso tem crescido, como onda", disse o executivo.
Aliada desse processo, na opinião de Nogueira, é a crise financeira, que - mais que obstáculos - teria trazido oportunidades à companhia.
"A imagem que o exterior tem do Brasil, em relação à crise, é a de que não seremos tão afetados. Isso acaba ampliando o interesse do mercado internacional por nossos produtos", explicou ele.
A Miolo utilizou sua participação na Foodex - feira do setor de alimentação e hotelaria - para ingressar com sucesso no mercado japonês em 2008. O país registrou, nos últimos seis anos, crescimento médio de 7,8% em suas importações de vinhos.Em 2008, o Japão adquiriu cerca de 1 milhão de litros da bebida, o equivalente a US$ 1,2 bilhão, segundo Nogueira.
Na edição deste ano da feira, realizada de 3 a 6 de março em Chiba, no Japão, a empresa esteve novamente presente, animada com a possibilidade de fechar mais negócios. A companhia participou, ainda, em fevereiro último, do evento Taste of Brazil, em Dubai, que trouxe a perspectiva de intensificar a presença da Miolo naquele mercado a partir de cadeias internacionais de hotelaria.
Nogueira aproveitou a viagem para fazer reuniões com representantes de cadeias como Hitz Carlton, The Palace e Madinat Jumerah. "Houve grande interesse de introduzir nossos vinhos em suas cartas", afirmou.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ