O ano de 2009 promete gerar bons negócios à microcervejaria Dado Bier. A fabricante gaúcha acaba de colocar no mercado a Dado Bier Lager - uma variedade pilsen que começa a ser vendida em embalagens de 970 ml. A novidade tem teor alcoólico de 5% e chega ao varejo com preço unitário de R$ 4,50, o que possibilitará concorrer com cervejas uruguaias em garrafas de aproximadamente um litro. "Inicialmente, a Lager será vendida em dois mil pontos-de-venda no Rio Grande do Sul e em grandes redes em outros estados", informa o proprietário Eduardo Bier Corrêa, que já fechou contratos com as redes Wal-Mart, Carrefour e Zaffari. Ele evita projetar vendas, mas afirma que o lançamento deverá fermentar os ganhos da empresa, que em 2008 ampliou o faturamento em 20%, alcançando R$ 20 milhões.
O lançamento da Lager é uma das principais incursões da Dado Bier no varejo após o fim do contrato de produção com a Ambev, em 2005. De lá para cá, a companhia promoveu lançamentos e aumentou a base de distribuição, mas não havia elaborado um produto capaz de competir em larga escala com os gigantes do mercado. "Com a Lager, estamos produzimos em escala suficiente para sermos competitivos em preço e com boa qualidade", explica Bier. Isto foi possível pelo acordo firmado com a Cervejaria Riograndense, de Santa Maria, que ficará responsável pela fabricação do produto. A unidade industrial, que também trabalha sob encomenda para empresas de chás e sucos, inicia a produção da Lager com 200 mil litros ao mês, mas deverá ampliar em breve.
A estrutura própria da Dado Bier, que conta com fábricas no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, não possibilitaria a produção em escala suficiente para tornar a nova cerveja competitiva. "Esperamos poder utilizar toda a capacidade da fábrica da Riograndense no futuro", projeta Bier. A indústria de Santa Maria tem capacidade de fabricar 1,5 milhão de litros mensais. A produção das variedades especiais seguirá sendo feita internamente.
Com a concretização deste acordo, o plano da Dado Bier de erguer uma grande fábrica própria fica paralisado. A companhia negocia desde 2005 com a prefeitura de Osório a construção de uma indústria na cidade, e já teve o comprometimento de incentivos fiscais. "O projeto de fábrica própria fica em stand-by, mas não está descartado", comenta Bier.
Uma das principais criações da micro-cervejaria poderá ganhar novos mercados neste ano. A Dado Bier Ilex, primeira cerveja premium de erva-mate já produzida, poderá ser embarcada para Canadá, Estados Unidos e Europa. A companhia negocia com uma grande distribuidora chilena e poderá fechar os primeiros contratos de exportação ainda neste ano. Seriam os primeiros contratos internacionais da história da empresa, fundada em 1994. "Temos muitos contatos em andamento, mas precisamos avaliar com atenção como iremos superar o desafio de garantir que a cerveja Ilex chegue ao seu destino dentro do prazo de validade", diz Bier. Isso acontece porque essa variedade de cerveja tem validade de quatro meses, enquanto as que são exportadas podem ter até 12 meses de prazo.
Veículo: Jornal do Comércio - RS