Flórida apura dumping da indústria de suco

Leia em 1min 20s

Representantes dos maiores produtores de citros da Flórida investigam se uma ou mais processadoras de suco de laranja do Brasil estão colocando produto no mercado norte-americano abaixo do preço de custo, prática conhecida como dumping. Segundo fontes do mercado, corre na indústria norte-americana o boato de que pelo menos uma empresa brasileira tem vendido grandes volumes de suco no mercado físico - ao mesmo tempo que os preços futuros da commodity encontram-se no menor nível em anos.

 

A atuação despertou desconfianças, já que os produtores da Flórida são há anos ameaçados pelo suco brasileiro, mais barato. "Neste momento, tudo que eu posso dizer é que nós estamos investigando o preço baixo de algumas importações", disse Fran Becker, presidente do Florida Citrus Mutual (FCM). Becker também é vice-presidente da trading Peace River Citrus Products. O FCM representa cerca de 8 mil produtores de citros da Flórida. Uma de suas principais funções é proteger seus membros contra práticas comerciais injustas. Na Flórida, o setor gera uma receita da ordem de US$ 9,3 bilhões.

 

Em 2005, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos e a Comissão de Comércio Internacional lançaram medidas antidumping contra várias empresas brasileiras, mas pelo menos uma companhia, agora sob investigação, não estava na lista.

 

Entre as empresas punidas estavam Sucocítrico Cutrale, Citrosuco (que agora pertence ao grupo Fisher) e o Grupo Montecitrus. Elas foram acusadas de embarcar suco para os EUA com descontos que variavam de 10% a 60% sobre o preço de exportação. "Monitoramos a situação olhando para todo mundo", disse Andrew Meadows, porta-voz do FCM.

 

Veículo: DCI


Veja também

O mercado de 7 bi de litros

Brasil é 4.º maior produtor de água engarrafada; setor cresce 7,6% ao ano no mundo e já bate o...

Veja mais
Pêra-Manca apresenta sua nova safra

O Pêra-Manca, um dos vinhos portugueses de maior prestígio, feito apenas em anos especiais, apresentou rece...

Veja mais
Faturamento da Campari encolhe 4% no Brasil em 2008

As vendas do grupo fabricante de bebidas Campari no Brasil foram afetadas pela falta de estoque e caíram 4% no an...

Veja mais
Artesanais da região de Salta, na cálida Argentina

Salta, na Argentina, não é uma região famosa pelas bodegas. Se o país tem pelo menos 900 del...

Veja mais
China impede Coca-Cola de comprar empresa

A China rejeitou a proposta da Coca-Cola para aquisição da fabricante de sucos Huiyuan Juice por US$ 2,4 b...

Veja mais
China rejeita oferta da Coca-Cola pela Huiyuan

O governo da China rejeitou a oferta de US$ 2,4 bilhões feita pela americana Coca-Cola para comprar a China Huiyu...

Veja mais
Campari vai de Cointreau para crescer no setor de alto padrão

Em 1849, Edouard-Jean Cointreau criou, junto com seu irmão, o confeiteiro Adolphe, uma bebida diferente, obtida a...

Veja mais
Shefa e NovaAmérica unidas

Shefa e a NovAmérica formalizaram uma joint venture que será responsável por gerir os produtos da l...

Veja mais
Embarque imediato

O Matte Leão tem sua versão em copinho pronta para beber há mais de 20 anos, mas só a gora a...

Veja mais