As fabricantes de cervejas estão apostando nas cervejas especiais para garantirem o seu crescimento para 2009. No Brasil, esse segmento tem a fatia de 4,5% do mercado e as empresas veem aí a possibilidade de crescimento no mercado. Para manter ser crescimento, que gira em torno de 15% ao ano, a Cervejaria Colorado lançará produtos sazonais. "Começaremos esse ano com o lançamento de algumas séries limitadas. O mercado é ávido por novidades", afirmou o proprietário da cervejaria, Marcelo Carneiro.
Já a fabricante Bruge está confiante de que há ainda muito espaço para aumentar a sua participação no mercado. "Nosso foco agora é de nos expandir de Norte do país, onde ainda não temos participação", afirmou a gerente comercial da Cervejaria Bruge, Eva Arantes. "Ainda há muito campo para as cervejas premium no Brasil", afirmou.
Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), a crise econômica despertou, ainda, maior interesse pelo mercado brasileiro, há que o impacto foi muito mais forte no restante do mundo.
"O potencial de crescimento do Brasil continua sendo bem avaliado e ainda há um bom espaço para crescer. Tudo dependerá da renda imediata no bolso do brasileiro e do clima, mas o Brasil tende a sair mais rápido desta crise, o que beneficiará a economia como um todo, e por consequência o mercado cervejeiro", afirmou o superintendente do Sindicerv, Enio Rodrigues.
A movimentação do mercado cervejeiro no País será comprovado no Brasil Brau - X Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, que reunirá toda a cadeia produtiva da bebida, a partir de hoje em São Paulo.
Veículo: DCI