Petrópolis investe mais em marketing para faturar R$ 2 bi

Leia em 2min 30s

Com um olho na classe C e outro nas classes A e B, a Cervejaria Petrópolis, fabricante das marcas Itaipava e Cristal entre outras, quer faturar R$ 2 bilhões este ano. A companhia fechou 2008 com vendas totais de R$ 1,53 bilhão - um aumento de 38% em relação ao faturamento de 2007.

 

Na disputa com as outras três maiores cervejarias do país (AmBev, Schincariol e Femsa), a Petrópolis foi uma das que mais ganhou mercado no ano passado. Passou de 8,5% de participação em janeiro de 2008 para iniciar 2009 com 9,8% - 1,3 ponto porcentual de ganho. Conforme os números Nielsen relativos a maio, a Petrópolis tem agora 9,7% das vendas.

 

Boa parte desse resultado foi reflexo do investimento em expansão da capacidade produtiva - que chegou a R$ 330 milhões e fez a produção saltar de 656 milhões de litros para 823 milhões, incluindo a inauguração da fábrica de Rondonópolis (MT) em julho do ano passado. As fábricas em Petrópolis (RJ) e na cidade paulista de Boituva (sede da empresa) também foram ampliadas e receberam equipamentos modernos.

 

Parte do dinheiro utilizado nessas ampliações (R$ 200 milhões) vieram de recursos financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além do investimento em infraestrutura, a empresa também aplicou um bom dinheiro em marketing. A verba saltou de R$ 26 milhões em 2007 para R$ 40 milhões. "Este ano aumentamos esse montante para R$ 50 milhões", afirma Douglas Costa, diretor de marketing corporativo da Petrópolis.

 

A ideia é promover as duas linhas de produtos que irão receber mais atenção da companhia este ano: as cervejas premium, com preços que podem passar dos R$ 20 a garrafa de 600 ml, e a latinha de 310 ml - 40 ml a menos que a tradicional e cerca de R$ 0,10 centavos mais barata. "A intenção com esse produto é oferecer mais uma opção de embalagem para que o consumidor tenha um menor desembolso", afirma Costa. O canal de vendas prioritário do novo produto, com lançamento previsto para julho, serão os supermercados.

 

Com a linha de cervejas especiais Petra e Black Princess a estratégia é outra: conquistar o consumidor de bares e restaurantes. "O mercado de cervejas é muito concentrado para competir com nossos rivais em termos de volume", acrescenta ele. "Por isso nossa meta agora é ganhar em faturamento com cervejas especiais. No mercado premium, não há concentração de vendas em uma só marca. Não há sequer uma marca que possa ser chamada de líder", explica Costa.

 

Segundo ele, Petra e Black Princess são produtos com uma rentabilidade de seis a sete vezes maior que as cervejas comuns tanto para a indústria quanto para os canais distribuidores. (LC)

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Vendas das microcervejarias aumentam

Apesar da alta carga tributária, nos cinco primeiros meses as empresas elevaram os negócios em até ...

Veja mais
AB-InBev estuda consolidar rede de distribuidores nos EUA, diz UBS

A Anheuser-Busch InBev (AB-InBev) estuda a consolidação de sua rede de distribuidores independentes de cer...

Veja mais
Vinícolas ampliam oferta de vinhos em garrafinhas

Bebidas: Demanda cresce e Miolo, Salton e Dal Pizzo, entre outras, investem nas embalagens pequenas   Estimuladas...

Veja mais
Cerveja suave da AmBev será vendida em MG e SP

Depois de quase três anos sem novas cervejas em sua linha de produtos fixos, a AmBev (Companhia de Bebidas das Am&...

Veja mais
Molson Coors estuda fazer aquisições

Peter Swinburn, presidente e executivo-chefe da Molson Coors Brewing Co., disse ontem que sua companhia está disp...

Veja mais
Nova cerveja da AmBev

A AmBev lança hoje um novo tipo de cerveja da família Antarctica. A bebida, que virá nas vers&otild...

Veja mais
BPW nega venda da Nestea

A joint venture entre Coca-Cola e Nestlé, consolidada na Beverage Partners Worldwide (BPW), ainda tem o controle ...

Veja mais
Cervejas premium são aposta para ampliação no País

As fabricantes de cervejas estão apostando nas cervejas especiais para garantirem o seu crescimento para 2009. No...

Veja mais
Loura nova

Depois de um ano e meio mantendo segredo, a AmBev anuncia, em julho, seu mais caro lançamento deste ano. Em verba...

Veja mais