Lojistas demonstram otimismo.
O aumento do emprego e da renda da população, bem como a oferta do crédito, está entre os principais fatores que têm elevado otimismo dos lojistas de Belo Horizonte com relação às vendas para o Dia das Mães. De acordo com a sondagem de opinião divulgada na última sexta-feira pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), 81,3% os lojistas da Capital apostam em superação das vendas realizadas em igual data de 2010. Este é o melhor índice apurado nos últimos cinco anos.
"Além desses motivos, podemos citar ainda o apelo emocional e comercial da data. Considerada a segunda melhor data para o comércio, o Dia Das Mães gera oportunidade de negócios para as atividades comerciais direcionadas ao público feminino, o que justifica o otimismo por parte dos comerciantes", explicou a coordenadora do Departamento de Economia da entidade, Silvânia de Araújo.
O estudo revelou também que 16,2% dos entrevistados esperam repetir o resultado do ano passado e apenas 2,6% estão pessimistas quanto às vendas no atual exercício. Dos lojistas que esperam vender mais, 45,7% projetam uma expansão entre 10% e 20% na comparação com o ano passado. Já 28,3% acreditam em um aumento entre 20% e 50%.
Na avaliação de Silvânia de Araújo, apesar do otimismo, não existe euforia em excesso em relação à segunda melhor data comemorativa para o varejo, já que "poucos empresários acreditam em aumento de vendas acima de 50% frente às realizadas em igual data do ano passado".
O principal motivo das vendas apontado pelas pessoas ouvidas é o apelo emocional, com participação de 23,8%. Em seguida, estão a confiança das pessoas na economia (21,5%), o lançamento de produtos (18%) e preços menores e mais atrativos (18%).
Preparação - Diante disso, até a data da realização do estudo - no período de 10 a 17 de março -, 48% dos lojistas entrevistados responderam que já estavam preparados para a comemoração da data; 35,9% dos empresários disseram não estar preparados e 16,1% haviam sequer realizado os pedidos.
A pesquisa também constatou que os principais motivos que podem fazer com que os clientes deixem de ir às compras são o endividamento (45,7%), percepção da inflação (18,9%), concorrência acirrada (12,5%), juros maiores nos financiamentos (11,9%) e preços dos produtos mais altos (11%).
Como forma de impulsionar as vendas, os empresários devem adotar uma série de estratégias. A realização de promoções foi o item mais citado pelos lojistas, com 18,9% das respostas. Já 16,6% irão apostar na diversificação do mix de produtos, enquanto 13,8% acreditam na importância da visibilidade da loja e vão investir em decoração.
"Neste sentido, preço, estoque e atendimento atuarão como pilares para criar um ambiente de compras saudáveis, atrativos e que garantam os resultados superiores aos registrados em 2010", lembrou.
A sondagem revelou ainda que 40,4% dos empresários pretendem formar preços diferenciados da concorrência no Dia das Mães. Neste aspecto, para oferecer preços competitivos a medida mais citada foi oferecer descontos, de acordo com 29% dos entrevistados. Outros 27,2% irão negociar com os fornecedores. Já 24,9% irão apostar em artigos de giro mais rápido para dinamizar o fluxo de caixa e 13% reduzirão suas margens de lucro.
Em relação à forma de pagamento que mais deverá ser utilizada na data, o cartão de crédito parcelado foi mencionado por 84,6% dos comerciantes. O pagamento por meio de cartão de crédito, porém, rotativo, apareceu logo atrás, com 7,3%. Já o pagamento à vista, através de dinheiro, com 6,5% das respostas veio logo depois; enquanto o pagamento com cartão de débito foi escolhido por 1,6% dos entrevistados.
Diário do Comércio - MG