Por conta do temor da crise econômica, boa parte das mulheres vai evitar as compras por impulso para planejar melhor a aquisição dos presentes de Natal - e até mesmo pesquisar preços antes de fechar o negócio. Essa foi uma das conclusões da agência de publicidade 141 SoHo Square, que encomendou um estudo sobre a percepção do problema global para o Ibope.
O levantamento mostra também que as consumidoras não estão pessimistas: a maioria das entrevistadas imagina que a recessão será superada em breve e que 2009 será um bom ano para os brasileiros.
Para o estudo, o Ibope ouviu 550 mulheres com mais de 16 anos em seis das principais capitais do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife e Brasília), entre os dias 12 e 13 de novembro. A principal conclusão, segundo a diretora nacional de planejamento da 141 SoHo Square, Luciana Musa, é que há um otimismo em relação ao próximo ano.
De acordo com a pesquisa, 47% das entrevistadas acreditam que o brasileiro continuará melhorando de vida, enquanto 79% delas imaginam que 2009 será um ano melhor para o País. “Percebemos que esse otimismo está presente nas mulheres de todas as classes sociais, mas é mais alto para as pessoas das classes C e D”, explicou Luciana.
Ainda assim, 68% das entrevistadas afirmaram que não vão fazer compras por impulso. “Esse Natal está sob ameaça da crise: as mulheres vão fazer compras mais planejadas, mas ninguém vai ficar sem presente”, disse a diretora de planejamento da agência de publicidade.
A bancária Daniela de Macedo Salles, 29 anos, afirma que, para este Natal, será preciso controlar mais os gastos para evitar problemas no futuro. “Não acho que essa crise econômica está afetando minha vida, pois minhas contas continuam as mesmas. Só que não sei como a situação vai ficar em 2009, então, acho melhor gastar menos neste Natal”, contou.
Ainda assim, ela garante que não vai esquecer de ninguém na hora de comprar as lembranças. “Vou começar a comprar já, para ver se aproveito alguma promoção.”
Veículo: Jornal da Tarde