Logística reforça estrutura para demanda maior de fim de ano

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As empresas de entregas expressas reforçam sua estrutura para dar conta do incremento nas operações este fim de ano, com a recuperação econômica, e que sinaliza um período completamente aquecido nas vendas do varejo, uma das áreas que têm crescido nos contratos de prestação de serviços logísticos no País, por conta das entregas em domicílio. Os negócios do segmento de logística seguem a rota do crescimento do varejo virtual (e-commerce), que neste fim de ano será 30% maior do que no Natal passado, somando mais de R$ 1,3 bilhão em vendas, mas também ao atender também as entregas das empresas de eletrônicos.

 

Os Correios trabalharão em regime de horas extras, enquanto empresas como a JadLog, que deve chegar a um volume 85% maior, incrementou a frota e contratou temporários. Já a DHL Express, prevê um período de envios acima do que foi verificado em 2008, também impulsionado pelo e-commerce.

 

De acordo com Ronan Hudson, diretor da JadLog, a companhia já trabalha com um plano voltado as operações do período de Natal, desde novembro passado, porém a alta demanda tornou necessário alguns ajustes. "Devemos chegar a um incremento de 85% em relação ao que foi embarcado no final de 2008", projetou.

 

O diretor colocou que a JadLog está trabalhando com 10% a mais do que o efetivo normal de funcionários, além de uma divisão especial das rotas, como um maior número de viagens , para otimizar as operações. A empresa também fará o embarque prévio de cargas aéreas, iniciando na parte da tarde. Além disso, foi colocada uma rota aérea a mais, ligando o sul e o sudeste do País.

 

A empresa observou ainda o aumento dos clientes, especialmente da área de comércio eletrônico. Hoje, são atendidas corporações como a B2W, que saltou de 400 para 5 mil remessas por dia, além de Polishop , e-Fácil, e Livraria Saraiva. A JadLog conta com um frota de 220 carretas, 1,5 mil utilitários e 28 aviões. Para o final deste ano, foram acrescentados 12 caminhões e 40 vans para atender a alta demanda. "Em 2009, duplicamos nossos espaços físico em Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro", contou Hudson ao acrescentar que também houve ampliação de infraestrutura em Belém (PA).

 

Este mês a JadLog anunciou que seu faturamento deve atingir R$ 156 milhões no ano de 2010, um salto de 50% na comparação com os R$ 105 milhões previstos para 2009, que por sua vez já representaram um salto de 80% na comparação com o desempenho financeiro registrado em 2008. Em tonelagem, a empresa deve fechar 2009 com o transporte de mais 23,5 mil toneladas, quase o dobro das 12, mil verificadas no ano passado. Para os próximos doze meses, a intenção é movimentar pelo menos 32 mil toneladas. A empresa de entregas fracionadas acelera seu plano de franqueados, com a intenção de chegar até o final de 2009 com cerca de 410 franquias, além de trabalhar a meta das 500 para 2010 - isso significa um crescimento médio de 30% ao ano, já no ano passado eram 310. Segundo o ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a JadLog é maior rede do País, em número de unidades instaladas deste segmento.

 

Estatal

 

Com a expectativa de que o número de entregas salte de 6,8 bilhões de objetos, para mais de 8 bilhões até o final do ano, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), ou os Correios, como é reconhecida sua marca mundialmente, deve se valer do incremento na carga horária dos funcionários para dar conta do trabalho excedente. "É comum a utilização de horas extras para fazer frente ao incremento nas demandas", explicou Carlos Henrique Custódio, atual presidente dos Correios. Para 2010, já existe a decisão por parte dos Correios em manter o processo de reposição das vagas oriundas da rotatividade do efetivo por meio de concurso público, em fase de elaboração para atender o crescimento da companhia. Nos Correios, o volume de vendas vem subindo cerca de 9% ao ano.

 

Europeia

 

A alemã DHL Express revelou que desde setembro, a empresa verifica aumento nos envios de amostras e grandes volumes tanto para o mercado externo como para o doméstico. Vale lembrar que no terceiro trimestre de 2009, a companhia viu crescimento de 30% de receita no mercado doméstico e de 78% no volume de remessas, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

 

Segundo Juliana Vasconcelos, diretora de Marketing da DHL Express, o comércio eletrônico é um dos responsáveis pelo incremento. "Entre os segmentos que mais movimentam os envios domésticos na época das festas, podemos destacar e-commerce, puxado pelos eletroeletrônicos, brinquedos, livros e DVDs e cosméticos", respondeu ao DCI. A DHL desenvolveu um serviço para atender a demanda específica de empresas, a "Operação Brindes", para a entrega destes itens sazonais. O produto está disponível para as cidades de Curitiba, São Paulo, Santos, Campinas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

 

Veículo: DCI


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