Quedas no campo e no atacado de SP

Leia em 1min 30s

O IqPR, índice de preços recebidos pelos produtores agropecuários de São Paulo pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) - vinculado à Secretaria da Agricultura do Estado -, encerrou a segunda quadrissemana de setembro com nova variação negativa, a quinta consecutiva. 

 

Segundo o IEA, a queda do indicador foi de 4,51%, determinada sobretudo pelo comportamento das cotações no grupo de produtos de origem vegetal, onde o recuo, na média ponderada, foi de 5,66%. Dos 14 itens pesquisados nesse grupo, apenas três (arroz, café e cana) registraram valorizações - e, ainda assim, modestas. 

 

As maiores retrações foram nos mercados de batata (46,7%), tomate para mesa (36,37%), trigo (33,68%) e laranja para indústria (22,87%). Banana nanica e milho também caíram mais de 10% - 13,72% e 10,6%, respectivamente -, enquanto algodão, amendoim, feijão, laranja para mesa e soja tiveram baixas mais restritas. 

 

Dado o peso da cana no agronegócio paulista, o IEA informou que, sem a leve variação positiva do produto (0,19%), o grupo dos vegetais teria recuado 13,62% e o IqPR como um todo teria sofrido uma desvalorização de 7,78%. 

 

No grupo de produtos de origem animal, composto por seis itens, o único que subiu na segunda quadrissemana de setembro foi a carne de frango (1,44%) e, na média ponderada, a desvalorização foi de 1,65%. Colaboraram para isso as baixas de leite B (8,18%), ovos (7,22%), carne suína (6,92%), leite C (3,54%) e carne bovina (0,32%). 

 

No atacado de São Paulo, o índice da RC Consultores que mede o comportamento de uma cesta de 17 produtos agropecuários fechou a período de 12 a 18 de setembro com variação negativa de 0,9%. Conforme o levantamento da consultoria, as maiores quedas foram registradas nos mercados de tomate (27,9%) e batata (15,1%). 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Primavera impulsiona venda de sorvete

A primavera começou segunda-feira e a data ficou marcada para os produtores de sorvete. Isso porque a Abis (Assoc...

Veja mais
Leite em Pernambuco

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, deve se reunir amanhã, em Bom Conselho (PE), com produtores de lei...

Veja mais
Um jordaniano desafia a DHL

A estória da Aramex - da pequena empresa do Oriente Médio que cresce para competir contra as maiores empre...

Veja mais
Melhores benefícios ainda estão nos mais altos escalões

Atrair, reter e engajar os melhores talentos é o maior desafio dos departamentos de recursos humanos na atualidad...

Veja mais
Campanha e logotipo para exaltar Miami

Quando o secretario do departamento de comércio do estado de Nova York, William Doyle, convidou o premiado design...

Veja mais
É hora de parar, nem que seja por 7, 15 ou 20 dias

O nono mês do ano já está em curso e ainda há executivos que estão prometendo para a f...

Veja mais
Maior atenção no arroz e feijão

Mesmo com a desaceleração da inflação, o governo acompanha "com lupa" a oferta dos dois prin...

Veja mais
Abmapro lança certificação para marcas próprias

Iniciativa reduz custos para toda a cadeia de abastecimento e aumenta a competitividade do setor no país.  ...

Veja mais
Coca-Cola é a marca mais valiosa

As empresas de alta tecnologia e baseadas em negócios na internet, como Apple, Nintendo, Google e Amazon.com, al&...

Veja mais