Quando o secretario do departamento de comércio do estado de Nova York, William Doyle, convidou o premiado designer Milton Glaser para desenvolver uma campanha de marketing jamais imaginou que chegaria tão longe. Seu objetivo era promover o turismo na região. Mas muito mais do que uma campanha, Glaser criou um ícone universal e começou um poderoso processo de recuperação da auto-estima da cidade, que virou capital do mundo. No final da década de 70, Nova York patinava numa crise que começara nos emaranhados fiscais orçamentários e se desenrolava em cafés e bares vazios, negócios em queda e empresários em fuga. Desde o lançamento, em 1977, a campanha e o logo "I Love NY" se tornaram o símbolo mais conhecido de amor a uma cidade em todo o mundo.
Há alguns meses, ao caminhar pela praia de key Biscaine, litoral da Flórida, o empresário e negociador Ricardo Bellino também teve um estalo e imaginou uma campanha destinada a recuperar o astral do lugar que escolheu para morar com a família. "Quero fazer por Miami, o mesmo que foi feito pela cidade de Nova York", afirma Bellino. A depressão já abatia o setor imobiliário local, com a cidade projetada no epicentro da crise das hipotecas dos Estados Unidos. Um amigo do empresário havia comprado um apartamento na glamourosa avenida Brickell, que antes da crise estava sendo oferecido por quase US$ 300 mil, pela pechincha de US$ 160 mil, quase a metade. Com o câmbio do real tão valorizado em relação ao dólar, Bellino intuiu que uma boa solução seria aproveitar a importância, cada vez maior, que Miami assumiu no mapa dos brasileiros recém-chegados à lista de novos endinheirados.
Segundo um estudo do Boston Consulting Group, o Brasil já hospeda mais de 220 mil milionários e até 2017 conquistará, segundo o private banking e asset management da Inglaterra Barclays Wealth, a liderança das listas de milionários entre os países emergentes. Rapidamente Bellino levou a idéia ao artista brasileiro, radicado há décadas nos Estados Unidos, Romero Britto. Saiu com um logo e sua campanha concretizada para despertar a paixão que a Flórida representa para os brasileiros simbolizada na campanha, criada em bom português, "Eu amo Miami". Com um bom mote debaixo do braço, o empresário iniciou negociações com parceiros importantes para viabilizar o que chama de one-stop-shop com o portal Miami Direto. Fazem parte desta iniciativa, além de empresários do setor imobiliário da região norte-americana, o Banco Rendimento, a rede de lojas de objetos de decoração Artefacto, a Rede TV e o empresário e apresentador Amaury Júnior.
No portal os brasileiros terão todo tipo de facilidades para operações de aquisição de propriedade comercialização de quase 500 imóveis, mais de 2,3 mil carros de luxo, que poderão ou não ser internalizados nas fronteiras brasileiras, e cerca de 1,2 mil pacotes de turismo de primeira classe. Para se ter uma idéia da rapidez com que o mercado americano se adapta, basta olhar para umas das propostas que a incorporadora J. Milton & Associates está desenhando exclusivamente para o mercado brasileiro. Quem adquirir um imóvel da sua carteira de vendas leva junto na garagem um automóvel Jaguar XK zero quilometro. Tudo isso com as taxas de juros mais baixas do mercado nos últimos 15 anos. A campanha vai chegar à TV brasileira com inserções na programação da Rede TV que começam já no mês de outubro. O projeto contará ainda com o apoio da Prefeitura da Cidade de Miami e do Greater Miami Convention & Visitors Bureau. "Há muito tempo alguém já havia dito que crise é o outro lado da moeda da oportunidade", finaliza Ricardo Bellino.
Veículo: Gazeta Mercantil