Busca por ovos de Páscoa lota supermercados

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Impulsionado pelo aumento de 10% nas vendas de Páscoa, o comércio deve repetir nesta semana a performance dos últimos cinco dias, quando as lojas tiveram aumento de 70% no fluxo de clientes e até 50% mais vendas com os produtos sazonais para a Semana Santa, conta o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda. "Vamos entrar numa semana em que é sempre um período forte para os supermercados", afirma.

 

Como neste ano a Páscoa foi antes do dia cinco, quando a maioria dos brasileiros recebe o salário, o segmento supermercadista aposta em mais um período de bons negócios, nos primeiros dias do mês, por causa das compras mensais de alimentos. De acordo com Honda, os supermercados serão beneficiados peloa exposição em massa de produtos com preços baixos. "Estamos com preços bons nos pescados, o que deve elevar a procura; e todos os indicadores nossos são positivos", conta o presidente da Abras, que completa: "Na semana posterior, as vendas de carnes são muito fortes", completa.

 

Para Sussumu Honda, os preços atraentes de alguns produtos ajudou a levar o consumidor às compras na semana da Páscoa, movimento que deve impulsionar o retorno dos clientes às lojas também nos próximos dias. "Temos muitos produtos com alto valor agregado com preços bons e, com a exposição deles nos pontos de venda o consumidor vai ter ânimo para voltar".

 

Redes

A procura de última hora pelos produtos de Páscoa, como ovos e outros produtos sazonais, fez o movimento nos supermercados praticamente dobrar durante a última semana. Para se ter uma ideia, nas lojas do Grupo Pão de Açúcar, as vendas de ovos de chocolate marca própria tiveram uma elevação na procura de 40% durante o período mais forte de vendas desses itens, segundo a varejista. No Extra da João Cachoeira, por exemplo, as parreiras onde estavam os chocolates estavam praticamente vazias na tarde de sábado. "Desde quarta-feira o movimento na loja para se comprar esses produtos foi intenso", disse à reportagem do DCI um funcionário da loja que preferiu não ser identificado.

 

A situação se repetiu também nas redes concorrentes que tiveram as lojas lotadas por causa das compras de última hora para a data comemorativa. O Walmart Brasil, estima alta de 50% no movimento das lojas por causa das vendas de ultima hora, - com relação aos dias anteriores à Semana Santa. E, para atender à expectativa de movimento maior na reta final para a Páscoa, a rede afirma que reforçou os estoques de produtos sazonais. Segundo a rede, apenas os tradicionais ovos de chocolate, registraram alta de 70% em vendas, nos últimos dias.

 

Por causa da disposição dos clientes em gastar, a rede estima que, com a chegada da semana de pagamento, as vendas continuem em alta também nesta semana, quando acontecem as compras do mês.

 

No período, a expectativa da empresa é que a venda dos produtos sazonais cresça 20% sobre as vendas de 2009. "Em termos de compra, apostamos num volume aproximadamente 15% maior em 2010", disse o Walmart em comunicado.

 

Já o Carrefour afirmou que as vendas da última semana superaram as expectativas da rede. Para se ter uma ideia, entre sexta-feira e sábado antes da Páscoa, a procura por ovos de chocolate subiram 18% com relação aos demais dias. O consumidor que foi ao supermercado também esteve à procura de: pescados e bacalhau, que tiveram alta de 15% nas vendas; e conservas apresentaram crescimento de 20% em comercialização, segundo a rede.

 

Malls

 

Animado pela a confiança do consumidor em alta, o setor de shopping centers também acredita em forte aumento nas vendas da Páscoa pós-crise econômica. Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a expectativa é que as vendas tenham crescido 28% em relação ao ano passado. A entidade afirma que houve aumento de 4% no número funcionários temporários para atender à demanda. Ao todo são 15 mil novos profissionais contratados para a data.

 

De acordo com o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, a Páscoa deve cumprir com a sua parte dentro do calendário promocional do varejo, aproveitando o bom cenário econômico nacional e ainda o fim do período de altas temperaturas.

 

No Shopping Boulevard Tatuapé, na zona leste de São Paulo, já houve aumento de 10% nas vendas. De acordo com a gerente de marketing do shopping, Andréia Perini, durante a semana, havia filas nas lojas e muitas tiveram que repor estoques. "Muita gente deixa para fazer as compras na última hora e esta é a semana de pagamento, o aumento no fluxo chega a 20%", diz. Agora, com o fim da Páscoa, o empreendimento começa a se preparar para o Dia das Mães e Copa do Mundo, conta a gerente. "Agora começam as datas mais fortes para o varejo, em seguida já entramos com campanha para elas", reforça.

 

Segundo expectativas da Cacau Show, Brasil Cacau, Empório dos Doces, Extra, Lojas Americanas, Walmart e outras lojas do Shopping Aricanduva, considerado o maior da América Latina, é que as vendas tenham alta de 10% por causa da data. No Shopping Center Vale, no interior paulista, as lojas Cacau Show e Kopenhagen também tiveram forte movimento na última semana e faltaram alguns produtos, sendo que a intenção era chega a 20% de alta nas vendas. Algumas lojas, como a Lojas Americanas, alteraram seu horário de funcionamento.

 

Especializadas

 

Nas lojas especializadas, como Cacau Show, Kopenhagen, Brasil Cacau e Ofner, a data também foi melhor do que no ano passado. Só na Ofner, rede com 17 unidades em São Paulo, o faturamento cresceu 18% e as vendas, no mínimo 9%, conta o diretor comercial da empresa Laury Roman. "Fizemos campanhas de marketing mais agressivas neste ano e, tivemos até comercial em TV", conta o diretor.

 

Veículo: DCI


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