TV, rádio e internet puxam expansão de 3,96% no mercado publicitário

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As mídias eletrônicas - TV, rádio, internet - foram as principais responsáveis pelo crescimento dos faturamento do mercado publicitário no ano passado, de acordo com o levantamento do Projeto Inter-Meios, realizado pelo Grupo M&M em conjunto com a consultoria PricewaterhouseCoopers. No total, a mídia brasileira faturou em 2009 3,96% a mais com publicidade em 2009, totalizando R$ 22,272 bilhões. Considerada a variação do IGP-M, o aumento foi de 2,2%.

 

O levantamento não considera eventuais descontos concedidos aos anunciantes. Internet, TVs aberta e paga e rádio tiveram bom crescimento. O faturamento da TV aberta - que ampliou sua participação no total dos investimentos publicitários chegando a 60,9% de participação - cresceu 7,65% chegando a R$ 13,5 bilhões. A TV aberta é o veículo que responde pela maior fatia do bolo publicitário. A internet, que tem 4,27%, registrou crescimento de 25,2%. O rádio, com participação de 4,43%, cresceu 9,35%.
 
 

O canal mídia exterior também apresentou bom desempenho, com alta de 12,30%. O meio responde por 2,96% do total do mercado. Seu maior destaque foi o setor chamado de "mídia digital out of home", que são aqueles monitores instalados em redes de supermercados, shopping centers, bares e restaurantes ou até em elevadores ou ônibus, transmitindo programação segmentada. O faturamento desse tipo de negócio cresceu de R$ 60,9 milhões em 2008 para R$ 94,1 milhões no ano passado, registrando evolução de 54%.

 

Jornais e revistas, entretanto, tiveram queda no faturamento, de 8,11 e 6,18% respectivamente.

 

Com a crise, as empresas cortaram campanhas mais caras ou institucionais, que são o perfil da publicidade em meios impressos. Prefeririam dar foco às campanhas mais baratas e de efeito imediato. Por isso, as mídias eletrônicas levaram vantagem no ano que passou. O projeto ainda não divulgou números referentes a 2010.

 

Veículo: Valor Econômico


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