Um canteiro com 76 tipos de alfaces

Leia em 2min 30s

Em Mogi das Cruzes, no Cinturão Verde paulista, agricultor Luís Yano está testando variedades importadas

 

O investimento mais recente do agricultor Luís Yano, de Mogi das Cruzes (SP), conhecido por ser o pioneiro no País na produção de hortaliças especiais, é no cultivo de alfaces exóticas. Em seus 2,5 hectares de horta, Yano reservou 12 canteiros para plantar 76 variedades de alface, todas importadas dos Estados Unidos.

 

A ideia do agricultor é observar as características de cada uma dessas variedades e seu desenvolvimento na região e selecionar as que forem viáveis para o plantio comercial. Para ser viável comercialmente, explica, a alface deve ter um bom corte, ter um visual bonito e um bom tamanho, que dê volume para as folhas. "Vou esperar um ano para ver quais alfaces produzem o ano todo. De 76, devo ficar com 8, 10 variedades."

 

Parceria. As sementes foram obtidas por meio de parceria entre uma empresa de sementes de Minas Gerais e uma empresa californiana. "Essa empresa de Minas me passou as sementes para eu testar no campo", explica Yano, que plantou 48 pés de cada variedade. A semeadura foi feita em fevereiro e as mudas foram transplantadas para os canteiros em março. Com ciclo médio de 45 dias, já estão em fase de colheita.

 

As variedades são identificada por números. Algumas assemelham-se a alfaces nacionais, mas outras chamam a atenção pela coloração, formato, maciez e sabor das folhas. Há uma alface lisa que é mini, forma uma cabeça (repolhuda) e tem a folha macia, ideal para a dona de casa, pois o aproveitamento é de 100%, segundo Yano. Outra variedade é de uma alface crespa com folhas verdes e brilhantes. Há, ainda, a alface que parece uma flor, alface romana roxa, alface com folha arredondada, com folha repicada, alface crocante, mini-alface americana e a alface "multileaf" que, em um único corte, solta todas as folhas.

 

Segundo Yano, o plantio das variedades importadas é igual ao da alface nacional, mas algumas importadas são mais suscetíveis a pragas e doenças ou exigem mais adubo. "Como é plantio experimental, não usei produto químico para saber qual é mais sensível. Algumas resistiram bem a alguns ataques de pragas, outras não", afirma.

 

Produto é mais caro por causa do custo da semente

 

Para compensar o custo maior da semente importada, as alfaces de Yano devem ser 30% mais caras. "Estou testando esta safra entre feirantes com clientela diferenciada." Ele quer fornecer também para supermercados, onde variedades mínis podem ser vendidas em bandejas, e restaurantes. Yano diz que o consumidor brasileiro associa folha escura à folha dura, mas há variedades de alface roxa com folhas macias. "Chefs também resistem à cor escura, que pode "esconder" eventuais defeitos da folha." / F.Y.

 

Veículo: O Estado de São Paulo


Veja também

Cultivo de cacau 'verde' cresce 40%

Grifes de chocolate já aderiram à tendência, que começa a ser seguida pelas multinacionais do...

Veja mais
Batata-doce está em plena safra

Mesmo em terras arrendadas, produtor tem de zelar pela qualidade, pois parte da produção é exportad...

Veja mais
Venda de eletrodomésticos dobra em 5 anos

Em 2005, consumidores compraram cerca de 9 mi de unidades entre geladeiras, fogões e lavadoras; em 2009, quase 20...

Veja mais
Carrefour muda drogaria para atrair classe C

Lojas terão o dobro do tamanho atual para abrigar quatro vezes mais produtos de beleza. Walmart e Pão de A...

Veja mais
Novos shopping centers apostam em sustentabilidade como diferencial

Maior utilização de energia solar, reaproveitamento de água e gestão do consumo de eletricid...

Veja mais
Suíça Givaudan aposta em aromas "mais saudáveis"

Sabe aquele cheiro tentador ao abrir uma embalagem de salgadinho ou de confeitos? Por trás desse ato tão a...

Veja mais
Cutrale expõe os desafios para defender seu reinado

O convite para uma conversa pessoal foi feito por telefone em 29 de março, e no dia seguinte já estava tud...

Veja mais
Especialistas em queijos

Ratos de supermercado   Vai gruyère na quiche? A rede Pão de Açúcar contratou o ma&ic...

Veja mais
Com que esmalte vou?

Topázio púrpura, pedra granada ou atitude pink é a dúvida fashion do momento. Não s&a...

Veja mais