Carrefour muda drogaria para atrair classe C

Leia em 2min 40s

Lojas terão o dobro do tamanho atual para abrigar quatro vezes mais produtos de beleza. Walmart e Pão de Açúcar também investem no segmento

 


Depois de fortalecer sua rede de drogarias com uma base de 143 lojas, o Carrefour se lança a uma nova empreitada: conquistar a classe C. Para isso, a varejista conta com os produtos de beleza. Ela não pretende deixar de lado os medicamentos, mas aumentar de 500 para 2 mil os itens de beleza em cada unidade. A decisão foi tomada a partir de uma experiência realizada no ano passado, quando 70 lojas tiveram o sortimento ampliado e a forma de pagamento esticada de quatro para dez vezes no cartão da própria rede. “O parcelamento maior aliado ao mix mais variado, trouxe crescimento de 50% no faturamento das lojas”, diz Oscar Teixeira, diretor de drogarias da rede francesa. A meta agora é dobrar o resultado incluindo as demais unidades no programa. “Temos a classe D virando C e, portanto, com mais acesso aos dermocosméticos”, diz.

 

Para acomodar amaior quantidade de produtos, as farmácias dobrarão de tamanho, passando de 65metros quadrados emmédia para 120 metros quadrados. Alguns medicamentos que hoje ocupam as gôndolas nomeio das lojas – o mix completo é composto por 600 itens – serão deslocados para a parte de trás do balcão, liberando espaço nas prateleiras. Cada unidade terá, ainda, consultores especializados para orientar os clientes e fazer demonstrações. Como acontece nos supermercados, estes profissionais permanecerão nas drogarias graças a parceria firmadas entre a varejista e os fornecedores.

 

Expansão
A primeira unidade no novo formato acaba de ser inaugurada na Barra de Tijuca, no Rio de Janeiro, e servirá de modelo para os próximos cinco anos. Em 2010, 20 pontos de venda serão inagurados e outros 20, reformados. Cada unidade, seja nova ou revitalizada, receberá investimentos de cerca de R$ 300 mil. Apesar dos investimentos, o supermercadista ainda está atrás de seus concorrentes.

 

O Walmart tem 270 drogarias e planeja a abertura de mais 100 neste ano. O desempenho do varejista americano é melhor até mesmo que o do grupo Pão de Açúcar, pioneiro na instalação de farmácias no interior dos supermercados. A primeira unidade da rede brasileira foi inaugurada em 2001. Hoje a companhia conta com 149 pontos de venda. O próximo passo do grupo é levar as drogarias para fora dos terrenos das lojas. A ideia é que estas unidades tenham amarca Extra na fachada.

 

Hector Nuñez, presidente do Walmart, percebe o avanço dos produtos de beleza nas farmácias. “Eles estão ganhando cada vez mais espaço”, afirma. Para o executivo, a migração dos consumidores das classes D e E para a C é uma realidade que está impulsionando positivamente o comércio.

 

“Até 2014, as classes D e E no Brasil terão sido reduzidas pela metade”, diz. “Não temos mais pirâmide social e, sim, uma barriga social”, afirma Nuñez, referindo-se ao aumento do meio da pirâmide, o que demonstra amelhora da renda dos consumidores que antes ocupavam a base da figura.

 

Veículo: Brasil Econômico

 

 


Veja também

Batata-doce está em plena safra

Mesmo em terras arrendadas, produtor tem de zelar pela qualidade, pois parte da produção é exportad...

Veja mais
Um canteiro com 76 tipos de alfaces

Em Mogi das Cruzes, no Cinturão Verde paulista, agricultor Luís Yano está testando variedades impor...

Veja mais
Venda de eletrodomésticos dobra em 5 anos

Em 2005, consumidores compraram cerca de 9 mi de unidades entre geladeiras, fogões e lavadoras; em 2009, quase 20...

Veja mais
Novos shopping centers apostam em sustentabilidade como diferencial

Maior utilização de energia solar, reaproveitamento de água e gestão do consumo de eletricid...

Veja mais
Suíça Givaudan aposta em aromas "mais saudáveis"

Sabe aquele cheiro tentador ao abrir uma embalagem de salgadinho ou de confeitos? Por trás desse ato tão a...

Veja mais
Cutrale expõe os desafios para defender seu reinado

O convite para uma conversa pessoal foi feito por telefone em 29 de março, e no dia seguinte já estava tud...

Veja mais
Especialistas em queijos

Ratos de supermercado   Vai gruyère na quiche? A rede Pão de Açúcar contratou o ma&ic...

Veja mais
Com que esmalte vou?

Topázio púrpura, pedra granada ou atitude pink é a dúvida fashion do momento. Não s&a...

Veja mais
Empresas agem mais que governos, diz Ethos

O cenário parece pouco receptivo para a promoção do desenvolvimento sustentável. A Confer&ec...

Veja mais