Prioridade declarada das grandes redes supermercadistas, drogarias ganham novos formatos para atrair a atenção do público. O Carrefour, por exemplo, estreia um novo conceito nas farmácias da rede, com foco em beleza e bem-estar, além dos tradicionais itens de saúde.
A ideia da rede francesa é conquistar principalmente o público feminino da classe C. Cada nova Drogaria Carrefour contará com um espaço exclusivo para itens e serviços de beleza, com consultores especializados, além de uma ampla linha de produtos com mais de 2.000 itens - número quatro vezes maior que o comercializado anteriormente - de marcas renomadas como L'Oreal, La Roche-Posay, Vichy e Stiefel.
Para 2010, a previsão do Carrefour é inaugurar 20 drogarias com o novo conceito, além de revitalizar outras 20. As farmácias praticamente dobrarão de tamanho, passando de uma média de 65 metros quadrados para 120 metros. O investimento será de R$ 300 mil em cada unidade, independentemente de se tratar de reforma ou abertura de loja, num total de R$ 12 milhões aplicados no setor.
"Esse investimento está atrelado ao crescimento da classe C, que vem apresentando novos padrões de consumo e adquirindo produtos com maior valor agregado, como dermocosméticos. Além disso, temos um público 70% feminino, o que reforça a nova estratégia para as Drogarias Carrefour", explica Oscar Teixeira, diretor de Drogarias do Carrefour.
A segunda unidade remodelada acaba de ser inaugurada na loja do Interlagos Shopping, em São Paulo, e servirá de modelo para replicação em toda a rede nos próximos anos.
Outras redes
As drogarias também são prioridade para o Grupo Pão de Açúcar e para o Walmart. A direção do Pão de Açúcar, por exemplo, aposta também na abertura de postos de gasolina como forma de diversificar as vendas.
A rede norte-americana, por sua vez, deve abrir mais 100 drogarias dentro de suas lojas este ano, investimento que faz parte dos R$ 2 bilhões previstos para serem aportados no Brasil em 2010. Hoje a rede conta com 200 farmácias, e a expansão representará um crescimento de 50% deste número.
Veículo: DCI