Vendas em Minas continuam aquecidas

Leia em 3min 10s

Segundo avaliação da Amis, a expansão dos negócios do segmento no início deste ano foi surpreendente.

 

O setor supermercadista mineiro registrou expansão de 6,76% nas vendas de abril em relação ao mesmo mês do ano passado, acumulando no ano crescimento de 8,03%. Já na análise mensal, houve queda de 2,04% durante abril em relação a março deste ano. Os números fazem parte da pesquisa Termômetro de Vendas, divulgada ontem pela Associação Mineira de Supermercados (Amis).

 

De acordo com o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, a retração observada na análise mensal está dentro do previsto e não compremete as estimativas de expansão previstas para 2010. O executivo acredita que, ao final deste exercício, o crescimento das vendas seja da ordem de 6%.

 

De acordo com ele, a comercialização de produtos sazonais em março, referente à Páscoa, e o menor número de dias úteis em abril são os fatores responsáveis pela retração. "Não há motivo de preocupação por conta da queda nas vendas ocorrida em abril. Vale lembrar que o forte das vendas para a Páscoa ocorreu em março, o que alavancou os negócios do período e praticamente ocorreu em março", avaliou.

 

Além disso, segundo Rodrigues, o crescimento de 9,4% nas vendas de março sobre fevereiro deste ano gerou uma alta base de comparação. "A expansão dos negócios no início deste ano foi surpreendente, motivado pela retomada da economia e aumento do poder de compra da população", disse.

 

Conforme o superintendente da Amis, embora o setor tenha sofrido de forma mais amena os reflexos da retração financeira durante 2009, esse quadro já foi revertido. "O impacto negativo já foi absorvido e hoje estamos em condições melhores do que no período que antecedeu a crise", afirmou.

 

Oscilação - O proprietário da rede de supermercados Coelho Diniz, Ercílio de Araújo Diniz Filho, que possui sete lojas em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, foi um dos que sentiu retração das vendas de abril sobre março. De acordo com o empresário, a queda foi da ordem de 3%. No entanto, na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve incremento de 6%.

 

Diniz Filho confirma que as vendas de março formaram um forte base de comparação, fomentada pela venda de produtos sazonais ligados à Páscoa. "A retração foi muito pequena. É natural que haja esse tipo de oscilação. As vendas seguem muito boas. O consumo cresceu com aumento do poder de renda do consumidor, que passou a ter acesso a novos produtos", disse.

 

O empresário aposta na tendência de incremento nas vendas ao longo do ano. "Acredito que, ao fecharmos este exercício, teremos um volume de vendas pelo menos 10% superiores às de 2009", afirmou. Se sua estimativa se confirmar, a rede registrará incremento de 25% sobre os R$ 215 milhões faturados em 2009.

 

Já o proprietário da rede de supermercados Candidés, Gilson Teodoro Amaral, com três lojas em Divinópolis, região Centro-Oeste do Estado, registrou incremento de 5% nas vendas de abril em relação a março. Na comparação com o quarto mês do ano passado o crescimento foi de 12%.

 

"Estamos passando por um bom momento da economia. As vendas estão aquecidas e o início de abril foi fortalecido pela venda de produtos sazonais, como ovos de Páscoa", avaliou.

 

Apesar de não divulgar o faturamento da rede, a perspectiva do empresário também é de crescimento dos negócios ao longo do ano. "Devemos crescer pelo menos 15%, impulsionados pela ampliação de uma de nossas lojas", disse.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

BF Alimentos: fornecimento segmentado

Laticínios apostam na marca de leite pasteurizado "Speciale" com entrega exclusiva para padarias.  Os propr...

Veja mais
Comercialização caiu até 20%

Fim dos estoques com IPI reduzido e correção das tabelas derrubaram vendas do setor.   O fim dos es...

Veja mais
Jundiá relança sorvete sabor paçoca com personagens Chico Bento e Rosinha

A Jundiá traz de volta aos supermercados de todo o país a edição especial do sorvete sabor P...

Veja mais
Açúcar Guarani compra Usina Mandú

Com a aquisição, no valor de R$ 345 milhões, grupo se torna o terceiro maior produtor de aç&...

Veja mais
Preço de genérico varia até 523%

Os preços dos medicamentos genéricos nas drogarias de São Paulo podem variar até 523,81%. En...

Veja mais
Consumidor motiva iniciativas sustentáveis

"O que leva uma empresa a praticar sustentabilidade?" Diante dessa questão primordial, três professores do ...

Veja mais
País vê explosão de lojas de frozen iogurte

A febre do frozen iogurte, um "sorvete do bem" que, juram os fabricantes, não engorda - ou engorda menos -, causo...

Veja mais
Produção de leite volta a crescer no Rio de Janeiro

Obrigado a atender a maior parte de sua demanda por produtos agropecuários com "importações" proven...

Veja mais
Burger King no Pão de Açúcar

A rede americana de fast-food vai abrir lojas nos supermercados da família Diniz para recuperar o tempo perdido e...

Veja mais